Sob a denominação de material particulado (MP), encontra-s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796359 Meio Ambiente
Sob a denominação de material particulado (MP), encontra-se uma classe de poluentes constituídas de poeiras, fumaças e todo o tipo de material sólido e líquido que, devido ao pequeno tamanho, mantém-se suspenso na atmosfera. As fontes desses poluentes vão desde as incômodas “fuligens” emitidas pelos veículos até as fumaças expelidas pelas chaminés industriais, passando pela poeira que se deposita nas ruas e é movimentada pelos veículos. Sobre o material particulado, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Vamos entender melhor o porquê da alternativa D estar incorreta.

O material particulado (MP) é uma classe de poluentes que inclui poeiras, fumaças e partículas sólidas e líquidas de tamanho muito pequeno, que permanecem suspensas na atmosfera. Este material pode vir de várias fontes, como veículos, chaminés industriais e poeira nas ruas.

A alternativa D diz: "Material particulado que possui diâmetro entre 2,5 e 30 µm de diâmetro é capaz de permanecer em suspensão e tem maior grau de penetração no trato respiratório, podendo atingir os alvéolos pulmonares."

Esta afirmação está incorreta, porque:

Partículas com diâmetro entre 2,5 e 30 µm tendem a sedimentar mais rapidamente devido ao seu peso e tamanho. O material particulado que realmente permanece em suspensão por longos períodos e penetra profundamente no trato respiratório, chegando até os alvéolos pulmonares, são as partículas com diâmetro menor que 2,5 µm, conhecidas como PM2.5 (material particulado fino).

Agora, vamos revisar as demais alternativas:

A - As poeiras tendem a se sedimentar, por gravidade, em função do tamanho das partículas que a constituem.

Correto. Partículas maiores tendem a sedimentar mais rapidamente devido à ação da gravidade.

B - Névoas e sprays são formados por gotículas de líquidos resultantes da condensação de vapores sobre certos núcleos ou da dispersão mecânica de líquidos.

Correto. Essa é uma descrição precisa dos processos de formação de névoas e sprays.

C - O material particulado de origem antropogênica tende a possuir menor granulometria e, consequentemente, maior grau de penetração no trato respiratório.

Correto. Partículas menores, geralmente de origem humana, podem penetrar mais profundamente no sistema respiratório.

E - São exemplos de fontes antropogênicas de material particulado a combustão veicular e a indústria de mineração.

Correto. Tanto a combustão veicular quanto a mineração são fontes significativas de material particulado produzido por atividades humanas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender o motivo da alternativa D estar incorreta e a importância de reconhecer as características e efeitos do material particulado no meio ambiente e na saúde humana. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre o tamanho do material particulado e os agravos à saúde

2,5 µm < MP < e 30 µm de diâmetro – partículas depositadas mais rapidamente, causando assim menos problemas à saúde da população, pois ficam retidas na parte superior do sistema respiratório.

MP < 2,5 µm de diâmetro – partículas capazes de permanecer em suspensão, têm maior capacidade para penetrar, podendo atingir as porções mais inferiores do trato respiratório, ou seja, podendo atingir os alvéolos pulmonares.
 

Gabarito: Letra D

Material particulado que possui diâmetro entre 2,5 e 30 µm de diâmetro é capaz de permanecer em suspensão (CORRETO - fazem parte das Partículas Totais em Suspensão, PTS) e têm maior grau de penetração no trato respiratório, podendo atingir os alvéolos pulmonares (ERRADO - somente partículas menores que 2,5 µm​).

 

Existem diversas maneiras de classificar o Material Particulado (MP) e uma das principais é a categorização de acordo com o diâmetro aerodinâmico em fração grossa (partículas menores que 10 μm - MP10), fina (partículas menores que 2,5 μm - MP2,5) e ultrafina (partículas menores que 0,1 μm - MP0,1). A fração particulada grossa, quando inalada pelo homem, fica retida nas vias aéreas superiores, sendo expelida principalmente pelo mecanismo mucociliar. No entanto, as frações particuladas fina e ultrafina, quando inaladas, podem atingir as vias respiratórias inferiores, chegando aos alvéolos pulmonares, onde podem exercer seu potencial tóxico nas células alveolares, tais como macrófagos, neutrófilos e células epiteliais. Além disso, algumas partículas podem transpor a barreira epitelial alveolar, cair na circulação sanguínea e desencadear os seus efeitos sistêmicos nos diversos órgãos, principalmente no sistema cardiovascular

 

Fonte:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21155/1/MarcosFelipeDeOliveiraGalvao_TESE.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo