A Engenharia de Requisitos utiliza algumas técnicas que apoi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - pirâmide, em que inicia-se com perguntas mais específicas sobre o sistema e finaliza-se com perguntas mais genéricas, sendo geralmente utilizada com usuários mais relutantes.
Para resolver esta questão, é fundamental ter conhecimento sobre as técnicas de levantamento de requisitos na Engenharia de Requisitos. Uma das técnicas mais importantes é a realização de entrevistas com os stakeholders, que podem ser estruturadas de diversas formas para obter informações detalhadas e precisas sobre as necessidades e expectativas em relação ao sistema a ser desenvolvido.
A estrutura em pirâmide é utilizada para manter o interesse do entrevistado durante a entrevista. Essa técnica se inicia com perguntas mais específicas para envolver o entrevistado, uma vez que questões detalhadas podem ser mais fáceis de responder para alguém que pode estar relutante ou inseguro. Isso estabelece um contexto específico e, em seguida, a entrevista abre para perguntas mais genéricas, permitindo uma discussão mais ampla. Esta abordagem ajuda a assegurar que todos os aspectos do sistema sejam avaliados e que o conhecimento do entrevistado seja totalmente aproveitado.
Esta técnica é recomendada principalmente quando se lida com usuários que podem ter resistência em falar sobre o sistema, pois começar com o que eles conhecem bem os ajuda a se sentir confortáveis e mais propensos a compartilhar informações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PQP senhor examinador! Vou mandar um abraço para sua mãe por trás. E a banca? Claro, sempre ela: Fundação Copia e Cola. Fiquei entre "A" e "E"
Gabarito E
Estrutura da Entrevista
Diz respeito à organização das questões em uma seqüência lógica. Há quatro formas básicas de se estabelecer a seqüência das questões:
Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva): inicia com questões bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, à medida que a entrevista progride, questões mais gerais, subjetivas, são colocadas. Útil para situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalização sobre o assunto. GABARITO
Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva): inicia com questões gerais subjetivas e à medida que a entrevista avança, perguntas mais específicas, usando questões objetivas, são feitas. Esta estrutura provê um meio fácil e não ameaçador para se começar uma bateria de entrevistas. Permite levantar bastante informação detalhada, sendo desnecessárias longas seqüências de questões objetivas e de aprofundamento.
Estrutura de Diamante: Combinação das duas anteriores: começa com questões específicas, passa a questões gerais e fecha a entrevista novamente com questões específicas. Freqüentemente, é a melhor forma de se estruturar uma entrevista, já que mantém o interesse do entrevistado em uma variedade de questões. Contudo, tende a ser mais longa.
Entrevista Não Estruturada: Não há uma definição da seqüência das questões. De acordo com o andar da entrevista, caminhos possíveis são avaliados e a seqüência é estabelecida. Requer mais tempo. Vale ressaltar que, ainda que a seqüência das questões não seja definida a priori, as questões devem ser definidas antecipadamente, ou seja, o planejamento é necessário.
Fonte: https://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/analise/2004-2/Apostila
Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva): inicia com questões bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, à medida que a entrevista progride, questões mais gerais, subjetivas, são colocadas. Útil para situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalização sobre o assunto.
Uma dica é lembrar que a funil começa com as perguntas gerais e termina com as específicas, ou seja, vai "afunilando".
Sabendo disso, basta associar que a pirâmide é o inverso da funil. (perguntas específicas primeiro, depois as gerais).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo