De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná, a temperatur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796365 Química
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná, a temperatura máxima na qual um efuente pode ser descartado é 40°C, sendo que a elevação da temperatura no corpo receptor não pode exceder 3°C. Tal fato se deve à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão.

Esta questão aborda o efeito da temperatura de descarte de efluentes nos corpos receptores. Sendo assim, analisemos as alternativas:

A) INCORRETA - A temperatura influencia a solubilidade do oxigênio molecular e, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do oxigênio molecular nos corpos receptores, o que é desfavorável para a fauna aquática.

B) INCORRETA - Mudanças na temperatura podem causar alterações no pH, entretanto, os limites de temperatura estão relacionados ao fato que em temperaturas muito altas ocorre a diminuição da quantidade de gases dissolvidos, ou seja, há uma menor quantidade de oxigênio disponível, prejudicando a fauna aquática.

C) INCORRETA - A elevação da temperatura desfavorece a retenção de oxigênio molecular e não o contrário.

D) CORRETA - O aumento da temperatura promove a diminuição da solubilidade do oxigênio molecular nos corpos receptores, o que é prejudicial para a vida aquática, pois desfavorece a respiração branquial dos peixes.


E) INCORRETA - A temperatura tem influência direta na demanda química de oxigênio (DQO), pois, quanto maior a temperatura, menor a quantidade de oxigênio dissolvido e, também, a DQO. Portanto, ocorre uma diminuição da DQO do corpo receptor quando o descarte de efluentes é realizado em temperaturas superiores a 40°C.


Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A solubilidade do oxigênio na água diminui com o aumento da temperatura. Sob pressão de 1 atm, a 0 °C, a solubilidade desse gás é de 14,63 mg/L. A 20 °C, a solubilidade decresce para 9,08 mg/L e, a 25 °C, chega a 8,11 mg/L. Essa característica do oxigênio torna ainda mais preocupante o problema da poluição térmica que ocorre quando uma usina termelétrica ou nuclear utiliza as águas de um rio ou do mar no seu sistema de refrigeração, devolvendo essa água ao meio ambiente a uma temperatura maior do que ela tinha antes de ser captada.

Fonte: (Química I, Martha Reis)

Alguém teve sua isenção de inscrição indeferida pela IBFC por doador de medula òssea?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo