A infecção respiratória é uma das causas mais comuns de doen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2402515 Medicina
A infecção respiratória é uma das causas mais comuns de doença na população pediátrica e é a principal indicação para realização de radiografias. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos abordar a questão de infecções respiratórias na população pediátrica e entender a alternativa correta e as incorretas.

A alternativa correta é a Alternativa D: "As infecções fúngicas geralmente se manifestam como nódulos pulmonares, por vezes com margens mal definidas, halo em vidro fosco e cavitações."

Explicação: As infecções fúngicas no pulmão, especialmente em pacientes imunocomprometidos, frequentemente se apresentam com achados radiológicos de nódulos pulmonares que podem ter margens mal definidas. O "halo em vidro fosco" é uma característica típica dessas infecções, indicando um edema perilesional ou hemorragia ao redor do nódulo.

Em contrapartida, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: "Infecções bacterianas geralmente se apresentam com padrão intersticial, difuso e bilateral, caracterizado por opacidades perihilares lineares e mal definidas, envolvendo mais de um lobo e associadas a espessamento de paredes brônquicas, pequenas atelectasias sub-segmentares e hiperinsuflação."
Essa descrição está mais associada às infecções virais, como as causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório, que podem causar um padrão intersticial e envolver múltiplos lobos.

Alternativa B: "Infecções virais geralmente se apresentam com padrão de consolidações, por vezes com broncogramas aéreos de permeio, tipicamente lobar ou segmentar, e não é rara a associação com derrame pleural."
Na realidade, infecções bacterianas são as mais associadas a esse padrão de consolidações lobares ou segmentares e podem apresentar broncograma aéreo. Derrame pleural também é mais comum em infecções bacterianas.

Alternativa C: "No caso de tuberculose pulmonar em crianças, o quadro radiológico clássico é de adenopatia mediastinal, sem liquefação, sem nenhum foco evidente de consolidação; é importante, no entanto, ressaltar que a presença de consolidação exclui o diagnóstico de tuberculose."
Embora adenopatia mediastinal seja comum na tuberculose pulmonar em crianças, a afirmação de que a presença de consolidação exclui o diagnóstico está incorreta. A tuberculose pode sim apresentar focos de consolidação associados à adenopatia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda as características radiológicas das infecções respiratórias na população pediátrica e exige que o candidato reconheça os diferentes padrões associados a agentes infecciosos específicos. A alternativa D é correta porque as infecções fúngicas no pulmão frequentemente se apresentam como nódulos ou massas, que podem exibir margens pouco definidas, um halo de vidro fosco ao redor do nódulo e cavitações, que são áreas de tecido pulmonar destruído. Essas características são visualizadas em exames de imagem como a radiografia ou tomografia computadorizada do tórax. As alternativas A, B e C, no entanto, contêm descrições imprecisas ou incorretas sobre a apresentação radiológica de infecções bacterianas, virais e tuberculose, respectivamente. Por exemplo, infecções bacterianas costumam se apresentar com consolidações lobares ou broncopneumonia, enquanto infecções virais podem ter um padrão intersticial ou misto, e a tuberculose em crianças pode apresentar adenopatia mediastinal, mas a presença de consolidação não exclui seu diagnóstico. Portanto, a resposta correta é a alternativa D, que descreve com precisão o padrão radiológico típico de infecções fúngicas pulmonares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo