Está correta a seguinte frase:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C) Tratam-se de advertências as mais singulares, entre elas a que incita os cidadãos a que REMEDEIEM por si sós os danos cuja reparação está legalmente sob o dever do estado.
D) O presidente advertiu Vossa Excelência para que não DEIXE passar o prazo previsto no acordo, caso em que SERÁ responsabilizado legalmente pelo decurso.
E) Tenho exausto minhas forças nesse PRETENSIOSO projeto, mas nem que consiga o octagésimo lugar no concurso, que é o último, espero vê-lo analisado.
O verbo benzer possui dois particípios: benzido (regular) e bento (irregular). Como sempre acontece quando há dois particípios, usa-se o regular com os verbos ter e haver. E o irregular, com os verbos ser e estar. Ex.: O sacerdote tem benzido muita água. Esta água está benta.
O correto seria "Trata-se de..."
Isto porque o verbo é transitivo indireto. Assim, a partícula "se" é índice de indeterminação do sujeito. O verbo deve permanecer no singular.
Se o verbo fosse transitivo direto a partícula "se" seria partícula apassivadora, o objeto direto transformar-se-ia em sujeito e o verbo com ele concordaria.
Exemplo:
Compram-se carros....
O verbo é transitivo direto. "SE", portanto, é partícula apassivadora. "Carros", em princípio, é OD. Ocorre que a existência da partícula apassivadora faz com que o OD transforme-se em sujeito da oração. Assim, o verbo concorda com "carros" --> compram-se carros...
Vejam, agora, um exemplo em que a partícula "se" é I.I.S:
Trata-se de apelações interpostas....
Temos um VTI. Com isso, a partícula "se" é I.I.S., e não P.A.. A existência de I.I.S., como já diz o próprio nome, é o que caracteriza o sujeito indeterminado (verbo na 3ª do singular + pronome "se" - I.I.S.). Consequentemente, o objeto indireto continua OI e o verbo permanece no singular.
Concordam?
Comentário objetivo:
a) Já está inserto na obra o trecho em que ele afirma acreditar muito na água que considera benta, pois diz que, tendo sido benzida em dia de muito fervor, é miraculosa. PERFEITO!!!
b) Urge URGEM, e ninguém discorda disso, as medidas já anunciadas, porém(,) se o secretário dispuser de imediato de toda a verba prometida, poderá haver problemas mais à frente.
c) Tratam-se TRATA-SE de advertências as mais singulares POSSÍVEIS, entre elas a que incita INCITAM os cidadãos a que remediem REMEDEIEM por si sós os danos cuja reparação está ESTEJA legalmente sob o dever do estado.
d) O presidente advertiu Vossa Excelência para que não deixeis DEIXE passar o prazo previsto no acordo, caso em que sereis SERÁ responsabilizado legalmente pelo decurso.
e) Tenho exausto EXAURIDO minhas forças nesse pretencioso projeto, mas nem que consiga o octagésimo lugar no concurso, que é o último, espero vê-lo analisado.
B) URGEM, e ninguém discorda disso, as medidas já anunciadas, porém se o secretário dispuser de imediato de toda a verba prometida, poderá haver problemas mais à frente.
C) TRATA-SE de advertências as mais singulares, entre elas a que incita os cidadãos a que REMEDEIEM por si sós os danos cuja reparação ESTEJA legalmente sob o dever do estado.
D) O presidente advertiu Vossa Excelência para que não DEIXE passar o prazo previsto no acordo, caso em que SERÁ responsabilizado legalmente pelo decurso.
E) Tenho EXAURIDO minhas forças nesse PRETENSIOSO projeto, mas nem que consiga o octagésimo lugar no concurso, que é o último, espero vê-lo analisado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo