Há muitos pombos no telhado e no jardim interno de um ambul...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - toxoplasmose, encefalite e salmonelose.
Os pombos são frequentemente associados à transmissão de doenças infecciosas que podem afetar os seres humanos. Isso ocorre principalmente por meio de suas fezes, que podem conter patógenos prejudiciais. Vamos explorar as doenças mencionadas na alternativa correta e entender por que ela é a escolhida.
Toxoplasmose: Esta é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Embora a principal fonte de infecção para humanos seja o contato com fezes de gatos, a presença de pombos pode atuar como um vetor indireto, principalmente em ambientes urbanos onde há uma mistura de fezes de diferentes animais.
Encefalite: Refere-se à inflamação do cérebro. Certas encefalites virais podem ser transmitidas por aves, incluindo pombos, que podem atuar como hospedeiros e facilitar a disseminação de vetores como mosquitos, que são os transmissores diretos para os humanos.
Salmonelose: Esta infecção é causada pela bactéria Salmonella e pode ser transmitida através do contato com fezes de pombos, especialmente se houver contaminação de fontes de água ou alimentos.
Agora, vamos justificar por que as outras alternativas não são corretas:
A - toxoplasmose, triquinose, criptococose: Apesar de a toxoplasmose ser uma doença possível, a triquinose está relacionada principalmente ao consumo de carne de porco mal cozida e não tem relação direta com pombos. A criptococose pode ser transmitida por pombos, mas não está na combinação correta desta alternativa.
C - tifo murino, salmonelose, brucelose: O tifo murino é transmitido por pulgas de ratos, e a brucelose é uma infecção bacteriana que geralmente se espalha através de animais de criação, não pombos. A salmonelose é relevante, mas não completa a correta combinação de doenças.
D - encefalite, salmonelose, febre maculosa: A febre maculosa é transmitida por carrapatos, não pombos. Encefalite e salmonelose são relevantes, mas a inclusão da febre maculosa torna esta alternativa incorreta.
E - criptococose, brucelose, febre maculosa: A criptococose é uma infecção fúngica relacionada a pombos, mas a brucelose e a febre maculosa não são doenças associadas a essas aves.
Compreender a relação entre os pombos e as doenças que podem transmitir é crucial para a elaboração de estratégias de controle e prevenção de infecções em ambientes de saúde e urbanos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo