A vacinação é uma opção segura e eficaz na prevenção da inf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250663 Enfermagem
A vacinação é uma opção segura e eficaz na prevenção da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e suas complicações. Existe robusta evidência do benefício individual e populacional, com demonstração de redução da ocorrência de lesões benignas e malignas. A vacina contra a referida doença, oferecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), está indicada para 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST's) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).

A) Incorreta- A alternativa propõe que a vacina contra o HPV está indicada para mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, com esquema de 2 doses (0 e 6 meses), estando incorreta, Pessoas de 9 a 45 anos de idade, de ambos os sexos com indicações especiais (vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras): esquema de 3 doses, administrar 2 (duas) doses com intervalo de 2 (dois) meses entre a primeira e segunda dose e terceira dose 6 (seis) meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).

B) Incorreta- A alternativa propõe que a vacina contra o HPV está indicada para meninas de 9 a 14 anos, com 3 doses (0, 2 e 6 meses), estando incorreta,  a proteção contra o HPV foi incluída no calendário de vacinação em 2014, inicialmente para as meninas de 9 a 14 anos. Em 2017, foi ampliada para os meninos de 11 a 14 anos. Agora, a faixa etária é entre 9 e 14 anos para todas as crianças e adolescentes. Pessoas de 9 a 14 anos de idade, de ambos os sexos: esquema de 2 doses conforme Calendário Nacional de Vacinação de rotina. Administrar 2 (duas) doses da vacina com intervalo de 6 (seis) meses entre a primeira e a segunda dose (0 e 6 meses)

C) Correta - O Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza a vacina contra o vírus HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias);homens e mulheres transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.  Pessoas de 9 a 14 anos de idade, de ambos os sexos: esquema de 2 doses conforme Calendário Nacional de Vacinação de rotina. Administrar 2 (duas) doses da vacina com intervalo de 6 (seis) meses entre a primeira e a segunda dose (0 e 6 meses)

D) Incorreta- A alternativa propõe que a vacina contra o HPV está indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com 2 doses (0 e 6 meses), estando incorreta, a proteção contra o HPV foi incluída no calendário de vacinação em 2014, inicialmente para as meninas de 9 a 14 anos. Em 2017, foi ampliada para os meninos de 11 a 14 anos. Agora, a faixa etária é entre 9 e 14 anos para todas as crianças e adolescentes. 

E) Incorreta- A alternativa propõe que a vacina contra o HPV está indicada para mulheres que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, com esquema de 2 doses (0 e 6 meses), estado incorreta, a vacina está disponível para Homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.


Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o esquema vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) oferecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil. A resposta correta é a alternativa C, que indica que a vacina está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, seguindo um esquema de duas doses (0 e 6 meses). Esta recomendação se baseia na estratégia de saúde pública para a prevenção do câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV, considerando a eficácia da imunização nesta faixa etária e a importância da vacinação antes do início da vida sexual. As demais opções estão incorretas porque apresentam faixas etárias e esquemas vacinais que não correspondem às atuais diretrizes do PNI para a população em geral. A alternativa B menciona um esquema de três doses, que não é mais recomendado para a faixa etária em questão, enquanto as alternativas A, D e E ou limitam a vacinação a um gênero em específico ou ampliam de forma incorreta a faixa etária de meninos. A alternativa C é a mais abrangente e alinhada com as recomendações para a vacinação universal de pré-adolescentes.

questão desatualizada. agora é 01 dose única.

VACINA QUADRIVALENTE tipos (6,11,16,18) - 0,5 ml - IM

6,11 HPV COMUM

16,18 HPV ONCOGÊNICO - maior potencial de provocar câncer do colo do útero, podendo causar no homem na região genital

DOSE DA VACINA:

MENINOS E MENINAS : 9-14 anos (11 meses e 29 dias) - 2 DOSES : (0 e 6 meses)

HOMEM E MULHERES : 9- 45 anos - pessoas IMUNOCOMPROMETIDAS: pessoas que vivem com HIV, TRANSPLANTADOS DE ORGÃOS SÓLIDOS OU DE MEDULA ÓSSEA, NEOPLASIAS, SISTEMA IMUNOLÓGICO DEPRIMIDOS - 3 DOSES (0, 2, 6 meses)

CONTRA INDICAÇÃO:

GESTAÇÃO.

SE A MULHER RECEBEU A DOSE INADIVERTIDAMENTE DURANTE A GRAVIDEZ, DEVE COMPLETAR O ESQUEMA PREFERENCIALMENTE 45 DIAS APÓS O PARTO. NESSE CASO NENHUMA INTERVENÇÃO DEVE SER REALIZADA, SOMENTE O ACOMPANHAMENTO DO PRÉ NATAL

AMAMENTAÇÃO

NORMA TÉCNICA 63/20253

INCLUSÃO DE GRUPO PRIORITÁRIO VITIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL PARA PESSOAS DE 9-45 anos AINDA NÃO VACINADOS CONTRA O HPV

HOMENS E MULHERES : 9-14 anos (11 meses e 29 dias) - 2 DOSES (0,6 meses)

HOMENS E MULHERES : 15- 45 anos - 3 DOSES (0,2,6 meses)

INSTRUÇÃO NORMATIVA 2024 - TRAZ UM RESUMO DE TUDO QUE FOI FALADO ANTERIORMENTE

VITIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

HOMENS E MULHERES - 9- 45 anos

que não tenham tomado a vacina HPV ou com esquema vacinal atrasado, administrar 3 doses 0, 2, 6 meses

@enfaconcursos

tiktok

Questão desatualizada

Hpv dose única para essa faixa etária

ATUALIZAÇÃO:

de 11 a 14 anos, Vacina HPV Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (HPV4 - recombinante) ( DOSE ÚNICA | Para os adolescentes não vacinados, de 15 a 19 anos de idade, deve-se realizar estratégias de resgate para vacinação de dose única.)

Doenças evitadas: Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18

Obs.: Para vítimas de abuso sexual, de 9 a 14 anos a recomendação é de duas doses. De 15 a 45, a recomendação é de três doses, considerando o histórico vacinal contra o HPV. Pessoas com HIV/aids, transplantadas de órgãos sólidos e de medula óssea, pacientes com câncer e aqueles com papilomatose respiratória recorrente (PPR) devem tomar três doses, com prescrição médica. Para menores de 18 anos, é necessário consentimento dos pais ou responsáveis para a vacinação contra o HPV como tratamento adjuvante da PPR. O intervalo entre as doses deve ser confirmado na UBS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo