Em relação às ideias do texto CB1A1-II, julgue o próximo ite...
Texto CB1A1-II
Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates, afirmou à imprensa que a companhia não deve praticar o preço de paridade internacional (PPI). "Se lá fora o preço do petróleo diminuiu, entendo que diminuiu também em termos de insumos para as refinarias, logo isso tem de refletir no preço para o consumidor final. Não é necessário que o preço do combustível esteja amarrado ao preço do importador, que é o nosso principal concorrente. Ao contrário. Paridade de importação não é preço que a companhia deve praticar."
Prates disse que, em sua gestão como presidente da estatal, não haverá o "dogma do preço de paridade internacional (PPI)”, abrindo espaço para a negociação de preços que levem em consideração o cenário econômico nacional.
Instituída em 2016, a política do PPI prevê que a PETROBRAS alinhe os valores que cobra das distribuidoras pelo combustível ao que é cobrado pelas importadoras que trazem o petróleo refinado em forma de diesel e gasolina para o Brasil.
Questionado se haverá redução no preço da gasolina, Jean Paul Prates disse que as equipes estão avaliando o mercado sobre possíveis oscilações no preço do combustível. "A gente está avaliando a referência internacional e o mercado brasileiro. Essa é a nossa política agora. O mercado nacional é composto pelo que é produzido aqui com o produto importado. Sempre que a gente puder ter o preço mais barato para vender para o nosso cliente, para o nosso consumidor brasileiro, a gente vai fazer isso", concluiu.
O presidente da companhia também garantiu que a venda dos ativos do Polo Bahia Terra, em negociação entre a PETROBRAS e um consórcio formado por PetroReconcavo e Eneva, está sendo reavaliada sob uma nova ótica e que nada está decidido. Segundo ele, “o que está assinado será cumprido; o que não está assinado será revisto".
Em relação às ideias do texto CB1A1-II, julgue o próximo item.
Infere-se do segundo parágrafo do texto, sobretudo pelo emprego da forma verbal "haverá", flexionada no tempo futuro, que Jean Paul Prates ainda não foi efetivado na presidência da PETROBRAS.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (64)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém explica
GABARITO: CERTO
Acredito que a questão cobrou entendimento sobre "atualidades" rsrs, pois Jean Paul Prates ainda não foi efetivado Presidente da Petrobrás.
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje (26), por unanimidade, o nome de Jean Paul Prates como conselheiro da empresa até a próxima assembleia geral de acionistas e o elegeu presidente da companhia, com mandato até 13 de abril deste ano, mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria executiva.
Prates, que assume a presidência interina da Petrobras devido à renúncia de seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado por Jair Bolsonaro, foi indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse como presidente e conselheiro de Administração nesta quinta-feira. Ele deverá ser efetivado no cargo pela assembleia geral de acionistas que se reunirá até o mês de abril, aprovando também a eleição dos conselheiros.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-01/jean-paul-prates-assume-presidencia-interina-da-petrobras#:~:text=Prates%2C%20que%20assume%20a%20presid%C3%AAncia,de%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20nesta%20quinta%2Dfeira.
Foco, força e fé!!!
"Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates, afirmou à imprensa que a companhia não deve praticar o preço de paridade internacional (PPI)."
"O presidente da companhia também garantiu que a venda dos ativos do Polo Bahia Terra..."
O próprio texto já dá o Jean Prates como presidente.
Passagens como essas:
1 - "Prates disse que, em sua gestão como presidente da estatal, não haverá o..."
2 - "Questionado se haverá redução no preço da gasolina, Jean Paul Prates disse que as equipes estão avaliando o mercado..."
Costumam ocorrer em entrevistas jornalísticas assim que a autoridade assume o comando de um órgão, e, não, quando ainda vai assumir. Porém, de qualquer forma, não dá para se inferir que ele ainda assumirá o comando da presidência, até por que o texto já o intitulo como presidente e não como futuro presidente.
Acrescento que em uma pesquisa na internet, verifica-se que Prates está como presidente interino desde Janeiro/23 e como presidente de fato desde 22/03/23, um dia antes da data dessa entrevista. Ou seja, desde janeiro que ele exerce a função de presidente da Petrobrás.
Gabarito muito questionável esse.
Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates....(1ª linha)
O presidente da companhia também garantiu...(Ultimo parágrafo)
Achei o gabarito meio troll, mas pode ter focado na parte do começo do enunciado "infere-se do segundo parágrafo", lendo apenas o segundo parágrafo,como se não existisse o restante do texto inteiro, aí sím o gabarito ta ok.
VTNC Cespe!!! Vou inferir o quê se o próprio texto afirma que ele É o presidente da Petrobrás?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo