Em relação às ideias do texto CB1A1-II, julgue o próximo ite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134488 Português

Texto CB1A1-II

       Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates, afirmou à imprensa que a companhia não deve praticar o preço de paridade internacional (PPI). "Se lá fora o preço do petróleo diminuiu, entendo que diminuiu também em termos de insumos para as refinarias, logo isso tem de refletir no preço para o consumidor final. Não é necessário que o preço do combustível esteja amarrado ao preço do importador, que é o nosso principal concorrente. Ao contrário. Paridade de importação não é preço que a companhia deve praticar."
      Prates disse que, em sua gestão como presidente da estatal, não haverá o "dogma do preço de paridade internacional (PPI)”, abrindo espaço para a negociação de preços que levem em consideração o cenário econômico nacional.
      Instituída em 2016, a política do PPI prevê que a PETROBRAS alinhe os valores que cobra das distribuidoras pelo combustível ao que é cobrado pelas importadoras que trazem o petróleo refinado em forma de diesel e gasolina para o Brasil.
      Questionado se haverá redução no preço da gasolina, Jean Paul Prates disse que as equipes estão avaliando o mercado sobre possíveis oscilações no preço do combustível. "A gente está avaliando a referência internacional e o mercado brasileiro. Essa é a nossa política agora. O mercado nacional é composto pelo que é produzido aqui com o produto importado. Sempre que a gente puder ter o preço mais barato para vender para o nosso cliente, para o nosso consumidor brasileiro, a gente vai fazer isso", concluiu.
      O presidente da companhia também garantiu que a venda dos ativos do Polo Bahia Terra, em negociação entre a PETROBRAS e um consórcio formado por PetroReconcavo e Eneva, está sendo reavaliada sob uma nova ótica e que nada está decidido. Segundo ele, “o que está assinado será cumprido; o que não está assinado será revisto".

Internet:www.cnnbrasil.com.br> (com adaptações).

Em relação às ideias do texto CB1A1-II, julgue o próximo item.


Infere-se do segundo parágrafo do texto, sobretudo pelo emprego da forma verbal "haverá", flexionada no tempo futuro, que Jean Paul Prates ainda não foi efetivado na presidência da PETROBRAS.



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alguém explica

GABARITO: CERTO

Acredito que a questão cobrou entendimento sobre "atualidades" rsrs, pois Jean Paul Prates ainda não foi efetivado Presidente da Petrobrás.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje (26), por unanimidade, o nome de Jean Paul Prates como conselheiro da empresa até a próxima assembleia geral de acionistas e o elegeu presidente da companhia, com mandato até 13 de abril deste ano, mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria executiva.

Prates, que assume a presidência interina da Petrobras devido à renúncia de seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado por Jair Bolsonaro, foi indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse como presidente e conselheiro de Administração nesta quinta-feira. Ele deverá ser efetivado no cargo pela assembleia geral de acionistas que se reunirá até o mês de abril, aprovando também a eleição dos conselheiros.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-01/jean-paul-prates-assume-presidencia-interina-da-petrobras#:~:text=Prates%2C%20que%20assume%20a%20presid%C3%AAncia,de%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20nesta%20quinta%2Dfeira.

Foco, força e fé!!!

 "Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates, afirmou à imprensa que a companhia não deve praticar o preço de paridade internacional (PPI)."

 "O presidente da companhia também garantiu que a venda dos ativos do Polo Bahia Terra..."

O próprio texto já dá o Jean Prates como presidente.

Passagens como essas:

 1 - "Prates disse que, em sua gestão como presidente da estatal, não haverá o..."

2 - "Questionado se haverá redução no preço da gasolina, Jean Paul Prates disse que as equipes estão avaliando o mercado..."

Costumam ocorrer em entrevistas jornalísticas assim que a autoridade assume o comando de um órgão, e, não, quando ainda vai assumir. Porém, de qualquer forma, não dá para se inferir que ele ainda assumirá o comando da presidência, até por que o texto já o intitulo como presidente e não como futuro presidente.

Acrescento que em uma pesquisa na internet, verifica-se que Prates está como presidente interino desde Janeiro/23 e como presidente de fato desde 22/03/23, um dia antes da data dessa entrevista. Ou seja, desde janeiro que ele exerce a função de presidente da Petrobrás.

Gabarito muito questionável esse.

 

Em 23/3/2023, o presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates....(1ª linha)

O presidente da companhia também garantiu...(Ultimo parágrafo)

Achei o gabarito meio troll, mas pode ter focado na parte do começo do enunciado "infere-se do segundo parágrafo", lendo apenas o segundo parágrafo,como se não existisse o restante do texto inteiro, aí sím o gabarito ta ok.

VTNC Cespe!!! Vou inferir o quê se o próprio texto afirma que ele É o presidente da Petrobrás?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo