No planejamento cirúrgico dos dentes não irrompidos, o exame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1340150 Odontologia

No planejamento cirúrgico dos dentes não irrompidos, o exame radiográfico é de capital importância, sobretudo no tocante à localização dos mesmos. Em relação aos métodos radiográficos para auxiliar a localização dos dentes não irrompidos, analise as afirmativas.


I. O método de Miller-Winter emprega o princípio da tripla incidência. Originalmente, este método foi idealizado para localizar os dentes não irrompidos da região dos molares inferiores.

II. O método de localização radiográfica de Donovan emprega o princípio da dupla incidência. Este método de localização radiográfica visa auxiliar a localização de dentes localizados na região mais posterior de mandíbula, possibilitando a visualização da região radicular do dente não irrompido.

III. O método de localização radiográfica de Parma emprega o princípio da dupla incidência para encontrar dentes não irrompidos na região de molares inferiores. O método emprega uma radiografia intrabucal periapical da região dos dentes molares inferiores e uma radiografia oclusal direta com filme periapical.

IV. Ao utilizar a técnica de Clark, onde se realizou um desvio distorradial, observou-se que a imagem radiográfica de um canino superior não irrompido apresenta a mesma posição em relação à tomada radiográfica periapical da região. Tal situação indica que o canino superior está situado equidistante do vestíbulo e do palato.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão trata do uso de métodos radiográficos para localizar dentes não irrompidos, um aspecto fundamental no planejamento cirúrgico em Odontologia. A compreensão correta desses métodos e suas características é crucial para resolver a questão.

Alternativa Correta: D - II e IV.

Justificativa:

Afirmativa II: O método de Donovan utiliza o princípio da dupla incidência para auxiliar na localização de dentes na região posterior da mandíbula, especialmente focando na visualização da região radicular dos dentes não irrompidos. Esta descrição está correta, conforme mencionado na afirmativa.

Afirmativa IV: A técnica de Clark, que envolve um desvio distorradial, é utilizada para determinar a localização espacial dos dentes. Se a imagem de um canino superior não irrompido não mostra mudança de posição, isso indica que ele está equidistante do vestíbulo e do palato. Essa interpretação é válida, tornando a afirmativa correta.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

Afirmativa I: O método de Miller-Winter é mencionado como utilizando o princípio da tripla incidência. Contudo, esse método não é originalmente projetado para a localização dos dentes não irrompidos na região de molares inferiores, tornando a afirmativa incorreta.

Afirmativa III: A descrição de Parma usando a dupla incidência para os molares inferiores não está correta. Há uma confusão sobre o uso específico da radiografia intrabucal periapical e a oclusal direta, o que faz esta afirmativa estar imprecisa.

Portanto, as afirmativas corretas são II e IV, justificando a escolha da alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. O método de Miller-Winter emprega o princípio da tripla incidência. Originalmente, este método foi idealizado para localizar os dentes não irrompidos da região dos molares inferiores.

Princípio da dupla incidência ou do "ângulo reto", com objetivo de localizar estruturas no sentido vestibulolingual na mandíbula.

III. O método de localização radiográfica de Parma emprega o princípio da dupla incidência para encontrar dentes não irrompidos na região de molares inferiores. O método emprega uma radiografia intrabucal periapical da região dos dentes molares inferiores e uma radiografia oclusal direta com filme periapical.

O filme é inclinado de forma que seu maior eixo (o logitudinal) seja aproveitado para mostrar a imagem de estruturas muito distalmente localizadas na mandíbula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo