Dentro de sistemas de apoio à tomada de decisão, temos um co...
Utilize a figura a seguir (Fig3), que representa uma sequência de comandos em SQL, para resolver as questões de número 54 e 55.
Fig3
create table cliente
{
seq VARCHAR2(6) not null,
nome VARCHAR2(50) not null,
cpf VARÇHAR2(11) not null,
data nasc date,
dependentes numeric(2),
estcivil VARCHAR2(1)
);
arter table cliente
ADD CONSTRAINT cliente pk PRIMARY KEY (cpf)
ADD CONSTRAINT seq un unique (seq) enable
ADD CONSTRAIKT est ck check (estcivil in ('C','S','D','V')) enable
ADD CONSTRAINT cpf ch check (REGEXP LIKE(cpf, '^[[digit: ]]{11}$')) enable;
Dentro de sistemas de apoio à tomada de decisão, temos um conjunto de ferramentas e atividades, denominado OLAP (Online Analytical Processing), que permite a manipulação e análise de dados sob diversas perspectivas. O OLAP é inicialmente caracterizado pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização, permitindo que as atividades do usuário final sejam tanto analíticas quanto navegacionais. Graças ao OLAP, os usuários podem criar representações multidimensionais (chamadas hypercubes ou 'cubos OLAP). Dentro de um cubo, grandezas que permitem comparações e cálculos são denominadas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D - medida.
Para compreender a resposta correta desta questão, é essencial ter conhecimento sobre o que é OLAP (Online Analytical Processing) e como ele é utilizado em sistemas de apoio à tomada de decisão. O OLAP permite a análise de grande volume de dados de forma dinâmica e multidimensional, facilitando a descoberta de padrões e tendências que não seriam visíveis em análises bidimensionais tradicionais.
Dentro de um cubo OLAP, temos as noções de dimensões e medidas. As dimensões são as perspectivas ou categorias pelas quais os dados podem ser analisados, como tempo, localização, produto, etc. Já as medidas são os dados numéricos que queremos analisar, como vendas, custos, lucros, que podem ser agregados, sumarizados ou calculados de acordo com as dimensões. Portanto, quando se fala em grandezas que permitem comparações e cálculos dentro de um cubo, estamos nos referindo a medidas.
Essa distinção é fundamental para a análise multidimensional, pois enquanto as dimensões organizam os dados, as medidas são os valores que realmente fazemos operações analíticas. É por isso que a alternativa (D) "medida" está correta, pois identifica corretamente esses componentes valiosos em um cubo OLAP que possibilitam a realização de análises complexas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo