Em “É o desejo, e não já da cidade, senão de toda a populaçã...
Congresso fixa lei
1. Com o advento da Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, que alterou a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, o país celebrou a aprovação da figura que foi denominada de “ficha limpa”, porque lutou muito para isso.
2. Não se discute - e já vem tarde, a necessidade de lei que permita o aperfeiçoamento do processo democrático, afastando das urnas os condenados por crimes e outras irregularidades graves contra direitos fundamentais e princípios republicanos. O povo respira aliviado. É o desejo, e não já da cidade, senão de toda a população.
3. Mas algumas reflexões se impõem para esclarecer e equacionar com serenidade e equilíbrio alguns postulados que devem nortear o aprimoramento da sociedade, permitindo-nos legar às gerações futuras um cenário melhor, pois a nação que briga por seus direitos progride.
(http://jus.com.br/revista/texto/21281/lei-da-ficha-limpa-opiniao – Texto adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se não é uma sequência formada pela conjunção se e pelo advérbio não. Utiliza-se normalmente como conjunção condicional ou integrante. Como conjunção condicional tem significado de caso não, quando não.
Senão é uma palavra formada através da junção: se+não. É uma palavra complexa, com uma pluralidade de classes gramaticais e significados. Sendo uma preposição, se refere a uma limitação ou a uma exceção. Sendo uma conjunção indica a consequência negativa de uma afirmação anterior. Sendo um substantivo masculino se refere a uma falha, um problema, uma imperfeição
Use Senão quando puder substituir pelos equivalentes: caso contrário, do contrário, de outro modo, a não ser, mas sim...
Ex: a) Estude bastante, senão não conseguirá aprender o suficiente! (caso contrário, do contrário)
b) Depois do resultado, o ambiente não era outro, senão de alegria e festa! (mas sim)
c) Ninguém senão seu melhor amigo poderá ajudá-lo a resolver esse problema. (a não ser)
Use Se não quando puder substituir pelos equivalentes: caso não, quando não ou no caso de o “se” ser conjunção integrante e estiver introduzindo uma oração subordinada objetiva direta:
Ex: a) Perguntei aos alunos se não gostariam de fazer um projeto sobre regionalismo para a feira de ciências. (conjunção integrante introdutória de oração objetiva direta)
b) Se não fossem meus pais, não seria quem sou! (caso não)
c) A maioria dos alunos, se não toda a sala, entregou a pesquisa no dia. Parabéns! (quando não)
Quando ficar em dúvida, é só lembrar: se puder substituir por “caso não” ou “quando não” é separado (se não). Caso contrário, será junto (senão)!
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.
"Senão" é conjunção adversativa quando equivale a "mas sim".
Por exemplo:
Fonte:
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo