A maioria dos esquemas de classificação dos dentes impactado...
A maioria dos esquemas de classificação dos dentes impactados baseia-se na radiografia panorâmica, visando prever problemas pré e pós-operatórios. Sobre o sistema de Pell e Gregory para classificar terceiros molares impactados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em relação à margem anterior do ramo, os dentes que se apresentam posicionados posteriormente de maneira que, aproximadamente, metade esteja coberto pelo ramo, a relação do dente com o ramo será de classe 3.
( ) Em relação à margem anterior do ramo, os dentes que apresentam diâmetro mesiodistal da coroa completamente anterior à margem anterior do ramo da mandíbula classifica-se como relação classe 1.
( ) Em relação ao plano oclusal, uma impacção classe C é aquela na qual a superfície oclusal do dente impactado está abaixo da linha cervical do segundo molar.
( ) Em relação ao plano oclusal, uma impacção classe B é aquela na qual a superfície oclusal do dente impactado está à altura ou próxima ao nível do plano oclusal do segundo molar.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos discutir a questão sobre a classificação de terceiros molares impactados de acordo com o sistema de Pell e Gregory, que é um tema importante em odontologia, especialmente para cirurgias de remoção de dentes impactados.
A sequência correta para a questão é a alternativa C - F, V, V, F.
Justificativa para a alternativa correta:
1ª Afirmativa: A afirmação é falsa. No sistema de Pell e Gregory, quando um dente impactado está parcialmente coberto pelo ramo, de forma que aproximadamente metade da coroa esteja coberta, ele é classificado como Classe 2, e não Classe 3.
2ª Afirmativa: A afirmação é verdadeira. Quando a coroa do dente impactado está completamente anterior à margem anterior do ramo da mandíbula, ele é classificado como Classe 1.
3ª Afirmativa: A afirmação é verdadeira. Na classificação pelo plano oclusal, uma impacção Classe C ocorre quando a superfície oclusal do dente impactado está abaixo da linha cervical do segundo molar.
4ª Afirmativa: A afirmação é falsa. Uma impacção Classe B é caracterizada quando a superfície oclusal do dente impactado está entre o plano oclusal e a linha cervical do segundo molar, e não à altura do plano oclusal.
O entendimento correto desse sistema de classificação é crucial para o planejamento cirúrgico, ajudando a prever possíveis complicações e a determinar a complexidade do procedimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(F) Em relação à margem anterior do ramo, os dentes que se apresentam posicionados posteriormente de maneira que, aproximadamente, metade esteja coberto pelo ramo, a relação do dente com o ramo será de classe 3. Será classe 2.
Definição de classe 3: Não existe espaço entre a borda anterior do ramo e a face distal do segundo molar inferior. Portanto, o terceiro molar está totalmente dentro do ramo ascendente mandibular;
(V) Em relação à margem anterior do ramo, os dentes que apresentam diâmetro mesiodistal da coroa completamente anterior à margem anterior do ramo da mandíbula classifica-se como relação classe 1.
(V) Em relação ao plano oclusal, uma impacção classe C é aquela na qual a superfície oclusal do dente impactado está abaixo da linha cervical do segundo molar.
(F) Em relação ao plano oclusal, uma impacção classe B é aquela na qual a superfície oclusal do dente impactado está à altura ou próxima ao nível do plano oclusal do segundo molar. Classe A.
Definição de classe B: A superfície oclusal do terceiro molar está entre o plano oclusal e a linha cervical do segundo molar;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo