No que diz respeito o surgimento do Welfare State no Brasil...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E, que afirma que o Welfare State é produto de decisões autárquicas com o objetivo político de regular aspectos da organização dos trabalhadores assalariados dos setores modernos da economia e da burocracia.
Para compreender essa afirmação, é necessário entender o contexto histórico e a natureza do Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social. No Brasil, o Welfare State começou a se formar no período do pós-Segunda Guerra Mundial, mas com características peculiares, se comparado ao modelo europeu.
O desenvolvimento das políticas de bem-estar no Brasil esteve ligado ao processo de industrialização e ao crescimento da classe trabalhadora urbana. Mais do que um resultado direto da luta de classes ou de pressões sociais explicitamente organizadas, as políticas sociais brasileiras foram muitas vezes implementadas por decisões de cima para baixo, ou seja, de forma autárquica. Estas decisões tinham como um dos objetivos a regulação da força de trabalho e a manutenção da ordem social, controlando e integrando os trabalhadores aos setores modernos da economia.
No caso brasileiro, o Estado interveio na economia não apenas com o propósito de proteção social, mas também como uma forma de promover o desenvolvimento econômico e de gerenciar a força de trabalho. Portanto, as políticas sociais e a formação do Welfare State estiveram relacionadas à necessidade de adequar a organização dos trabalhadores às demandas de um Estado que buscava se modernizar e induzir a industrialização.
Essa abordagem abrangeu não apenas os trabalhadores, mas também a burocracia estatal, que se expandiu para administrar as novas políticas e programas sociais. O Welfare State brasileiro, assim, configura-se como uma construção política e social, cuja implementação esteve atrelada aos interesses e à visão de mundo dos grupos no poder.
Portanto, a alternativa E está correta ao indicar que o surgimento do Welfare State no Brasil foi marcado por uma natureza autárquica, com ênfase na regulação do trabalho e inserção dos indivíduos nos processos de desenvolvimento econômico, sem que, necessariamente, representasse uma conquista direta das classes trabalhadoras por meio da luta de classes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Welfare State é produto de decisões autárquicas e com o objetivo político de regular aspectos da organização dos trabalhadores assalariados dos setores modernos da economia e da burocracia.
Alguém explica essa questão?
A questão foi um copia e cola de um artigo chamado "A Trajetória do Welfare State no Brasil: Papel Redistributivo das Políticas Sociais dos Anos 1930 aos Anos 1990." Vamos abstrair e partir pra próxima.
Estado de Bem Estar Social = decisões autárquicas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo