O Programa de Compliance da Apex-Brasil adota o modelo de t...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A
conduzir os processos de apuração de conduta interna (errado) papel da 3ª linha (auditória interna).
B
supervisionar e monitorar continuamente os riscos, com vistas a prevenção e remediação. (correto), ja que supervisionar e monitorar é papel das diversas funções de controle de riscos
C
gerenciar os riscos e ter propriedade sobre eles. (falso)
D
fornecer avaliação independente, por meio de monitoramento aleatório e temporal. (errado) tb é papel da 3ª linha (auditoria interna)
Gabarito: Letra B.
A gestão de riscos do setor publico possui três linhas de defesa:
1 Gestão de Riscos: Ações corretivas para deficiências em processos e controles. controles eficazes, identifica, avalia, controla e mitiga os riscos.
2 Controles Internos, Gerenciamento de riscos e Conformidade: Regras de condutas, manuais, segregação de funções, antifraude e anticorrupção. Baixo nível de independência, Supervisiona e monitora continuamente os riscos.
3 Auditoria Interna: Avaliações abrangentes, maior independência e objetividade, avalia eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos. apuração de conduta interna, monitoramento aleatório e atemporal.
Fonte: site você concursado - Biblioteca de discursivas.
Programa de Compliance Apex-Brasil
2ª LINHA DE DEFESA: ATIVIDADES DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E GERENCIAMENTO DE RISCOS
Supervisionam e monitoram continuamente os riscos, buscando a prevenção e a remediação.
Aqui, as áreas são independentes das áreas de gestão e de negócios da 1ª Linha de Defesa e atuam como facilitadoras na implementação de práticas eficazes de gerenciamento de riscos e metodologia de controles internos e Compliance, bem como dão suporte às áreas de gestão e de negócios de forma consultiva.
São responsáveis também por testar, monitorar e avaliar a aderência à lei e às normas internas ou externas, mantendo padrões de integridade alinhados aos princípios, diretrizes e apetite ao risco, adotados pela Apex-Brasil, por meio da Política de Gestão de Riscos, e reportar sistemática e tempestivamente à Diretoria Executiva e aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Agência os resultados de suas análises, em relação à conformidade e à integridade.
Na Apex-Brasil a 2ª Linha de Defesa é composta pelas Gerência de Governança e Compliance, Comissão de Ética e Disciplinar e Comitê de Segurança da Informação.
Fonte: https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo