Em seu discurso intitulado “A missão do bibliotecário”, que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861488 Biblioteconomia
Em seu discurso intitulado “A missão do bibliotecário”, que veio a tornar-se obra homônima, José Ortega y Gasset apresenta a problemática do excesso de livros e da dificuldade das pessoas terem acesso e lerem de fato a imensa quantidade de livros publicado. A solução apontada pelo autor para esta questão é a de que os bibliotecários têm como missão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a B. Vamos entender o porquê.

A questão aborda a obra "A missão do bibliotecário" de José Ortega y Gasset, que discute a problemática do excesso de livros e as dificuldades enfrentadas pelo público em acessá-los e lê-los adequadamente. O foco está na identificação da missão do bibliotecário diante dessa situação.

A alternativa B propõe que os bibliotecários atuem na produção do livro, funcionando como reguladores do que deve ou não ser publicado, para evitar a circulação de livros considerados ‘inúteis’ ou ‘estúpidos’. Esta solução está alinhada com a ideia de Ortega y Gasset, que reconhecia a necessidade de uma triagem cultural para lidar com o excesso de publicações.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas:

A - A elaboração e desenvolvimento de Políticas de Desenvolvimento de Coleções é uma função importante dos bibliotecários, mas não é a solução específica proposta por Ortega y Gasset para o problema do excesso de livros.

C - Elaborar catálogos segundo normas e padrões internacionais é uma tarefa técnica dos bibliotecários para organizar e facilitar o acesso à informação, mas não é a solução indicada por Ortega y Gasset para o problema abordado.

D - A utilização de computadores e tecnologias digitais é fundamental para a modernização dos serviços bibliotecários, mas Ortega y Gasset não mencionou isso como uma solução para o excesso de livros em seu discurso.

E - Apoiar a implantação de impostos ao mercado editorial não faz parte da solução proposta por Ortega y Gasset e não se relaciona diretamente com o papel dos bibliotecários conforme descrito em sua obra.

Compreender a visão de Ortega y Gasset sobre a missão dos bibliotecários é essencial para responder corretamente a esta questão. Ele acreditava que os bibliotecários deveriam ter um papel mais ativo e crítico na gestão do conhecimento disponível.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como assim? Achei essa resposta tão absurda

Ortega y Gasset consegue empregar termos capazes de prender a atenção do leitor demonstrando sua preocupação com o excesso de livros e atribui aos bibliotecários à missão de controlar a qualidade da produção bibliográfica. Enfim, a sua obra é um exemplo de reflexão sobre a biblioteconomia, transformando-se no primeiro texto filosófico da área sugerindo a intenção de convidar os bibliotecários a serem guardiões do livro, exercendo o papel social.

(Carvalho; Reis, 2007).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo