Considere a afirmação a seguir:As candidaturas mencionadas

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q322406 História e Geografia de Estados e Municípios
Considere a afirmação a seguir:

Imagem 008.jpg

As candidaturas mencionadas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quem sabe dizer o erro da letra B?

 

Gab.: letra E.

Augusto para a prova da PM PB né ? kkkk eu tbm

concurseiro concurseiro, com certeza! 

=D

 

A crise de 1929 

 

Em 1929 a economia mundial é abalada por uma forte crise provocada pela falência da bolsa de valores de Nova York. A crise de 1929 atingiu duramente os Estados Unidos e os países europeus.

 

Sendo ainda um país predominantemente agrário, exportador de produtos primários, principalmente o café, e dependente dos mercados e empréstimos externos, a crise de 1929 atingiu duramente a economia do Brasil.

 

Nesse contexto, os mercados consumidores encolheram drasticamente. Diante da crise, os cafeicultores recorreram, como de costume, ao apoio do governo federal que, porém, foi incapaz de dar continuidade à política de proteção ao setor.

 

Por esse motivo, a crise de 1929 também foi um importante fator a contribuir para o enfraquecimento político das oligarquias cafeeiras e além disso deixou claro para as elites dominantes a inviabilidade e os limites do modelo de economia agroexportadora. 

 

(...)

 

O movimento revolucionário 

 

Na sucessão presidencial de 1930, São Paulo e Minas Gerais discordaram sobre o nome do candidato que disputaria o pleito. O presidente Washington Luiz apoiou a candidatura do paulista Julio Prestes, ao invés de apoiar a candidatura do mineiro Antônio Carlos. 

 

Essa atitude levou Minas Gerais a romper com a aliança com os paulista e a apoiar as oligarquias de outros estados: do Rio Grande do Sul e da Paraíba.

 

Desse modo, esses três estados formaram um grupo político de oposição chamado Aliança Liberal. 


Nas eleições de 1930 a Aliança Liberal apresentou como candidato a presidente o gaúcho Getúlio Vargas e o paraibano João Pessoa para vice-presidente. Foram derrotados pelo candidato do governo, Júlio Prestes. Mas, Julio Prestes não chegou a tomar posse, porque meses depois das eleições eclodiu a revolução que colocou Getúlio Vargas no poder.

 

Contando com o apoio militar dos tenentes, as oligarquias dissidentes de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul desencadearam um movimento de revolta em várias regiões do país. Diante de uma iminente guerra civil, as Forças Armadas (Exército e Marinha) deram um golpe de Estado depondo o presidente Washington Luiz. 

 

Uma junta militar transmitiu o governo a Getúlio Vargas, líder máximo da Revolução. Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945. Seu governo atravessou uma fase provisória, uma fase constitucional e depois se transformou numa ditadura que promoveu muitas mudanças na economia e a modernização das instituições políticas.

 


Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolucao-de-1930-movimento-revolucionario-derrubou-a-republica-velha.htm?cmpid=copiaecola

O  erro da letra B é que o fato da morte de João Pessoa  ocorreu  em 1930... e o texto destacado relata fatos ocorridos antes disso.

Pelo que entendi ele se refere ao fato ocorrido em 1929. Nesse caso, João Pessoa morreu em 1930, ainda estava lançando a sua candidatura. Dessa maneira, por não dizer o ano, acredito que essa afirmativa não está completamente certa. Mas eu concordo que o estopim da revolta de 1930 foi também a morte de João Pessoa. Acho que a banca queria saber resultou! Fiquei com muita dúvida nessa questão! Se fosse na prova, teria marcado a alternativa "B".

 

Gabarito: Letra "E"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo