Em “Numa sociedade marcada pela desigualdade racial, como a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3222552 Português
Texto para a questão.

Mulheres negras em profissões elitizadas causam mudanças
e geram “fissuras” na estrutura racial brasileira

    Numa sociedade marcada pela desigualdade racial, como a brasileira, mulheres negras que chegam ao topo de suas profissões, principalmente as consideradas elitizadas, causam impactos nas estruturas de trabalho e abrem caminhos para mais pessoas pretas, entre outras consequências.
     “Um desses impactos é o que denomino em meu estudo como as ‘práticas de fissura’”, explica a pesquisadora Adriana Sousa. […] A pesquisa de Adriana, concluída no ano de 2022, recebeu no ano seguinte (2023) o Prêmio Tese Destaque USP, na área de Inclusão Social e Cultural. Para realizar seu estudo, Adriana entrevistou 11 mulheres atuantes em “profissões elitizadas” nas áreas de Direito, Medicina e Engenharia. “De início eram cerca de 30 mulheres, mas ao final do trabalho entrevistei três do Direito, quatro da Medicina e outras quatro da Engenharia”, explica Adriana Sousa, que prefere tratar suas entrevistadas como “interlocutoras”. Adriana considera que seu tema de pesquisa seja inédito, visto que não há dados e existe pouca literatura que permita avaliar questões de raça com relação à trajetória de mulheres negras inseridas em áreas de prestígio do mercado de trabalho.

     QUINTO, Antonio Carlos. Mulheres negras em profissões elitizadas causam mudanças e geram “fissuras” na estrutura racial brasileira. Jornal da USP, 4 mar. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 10 fev. 2025. (adaptado)
Em “Numa sociedade marcada pela desigualdade racial, como a brasileira, mulheres negras que chegam ao topo de suas profissões, principalmente as consideradas elitizadas, causam impactos nas estruturas...”, os termos em destaque são, respectivamente, 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra D) preposição, adjetivo, pronome relativo, pronome possessivo, substantivo.

mulheres negras. troque o (Que) por (as quais). não perde o sentido, pronome relativo.

troque o (Que) por (isso) mentave o sentido? conjunção integrante.

Preposição: É uma palavra invariável que serve para conectar elementos de uma oração, estabelecendo uma relação entre eles. As preposições mostram relações de lugar, tempo, causa, modo, entre outras. Exemplos: em, de, para, com, por, sob, sobre.

Adjetivo: É uma palavra que caracteriza ou qualifica um substantivo, indicando suas propriedades, estados ou qualidade. Pode variar em gênero e número para concordar com o substantivo. Exemplos: bonito, grande, feliz, inteligente.

Pronome relativo: É uma palavra que substitui um termo anterior e conecta orações, funcionando como um elemento de ligação. Exemplos comuns: que, o qual, a qual, cujas. Exemplo em frase: "O livro que você leu é ótimo."

Pronome possessivo: Indica posse ou propriedade, mostrando a relação entre o objeto e as pessoas gramaticais. Exemplos: meu, teu, seu, nosso, vossa. Exemplo em frase: "Este é meu carro."

Substantivo: É a palavra que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos, ideias ou ações. Pode ser concreto (algo físico) ou abstrato (algo não palpável). Exemplos: casa, amor, carro, felicidade, cidade. IA Copilot

Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor - Isaías 40:29

Questão top!!

Sobre a diferença de CONJUNÇÃO INTEGRANTE e PRONOME RELATIVO: VERBO + QUE = CONJUNÇÃO

SUBSTANTIVO + QUE = PRONOME RELATIVO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo