Observe os fragmentos de texto abaixo e os termos destacados...
Texto 02 para a questão.
Um monstro dentro de nós
(...) Mesmo sendo apenas uma criança, Isabela sabia que o ódio, a ira e a agressividade não trazem benefício algum. No entanto, são tendências fortes, e muitos não sabem como lidar com elas, sejam crianças ou adultos. Como consequência, as pessoas ficam amarguradas por acabar pagando isso com a própria saúde, além de prejudicar seus relacionamentos.
A ira e o ódio podem se manifestar ocasionalmente e, como sentimentos humanos, podem se tornar inevitáveis. Porém, quando ultrapassam o nível esporádico, são reações que causam devastação nos relacionamentos familiares, sociais e de trabalho. A agressividade física é inaceitável em qualquer grupo humano e deve ser prevenida. Ao que tudo indicava, Isabela não estava sofrendo agressões físicas, mas era evidente que sofria algum tipo de privação de amor. Algo não estava bem no lar daquela criança.
MELGOSA, Julian e BORGES, Michelson. O poder da esperança. Segredos do bem-estar emocional. Casa Publicadora Brasileira. SP.
2023. p.72.
Observe os fragmentos de texto abaixo e os termos destacados em maiúscula:
Sobre análise sintática, assinale a alternativa que apresenta uma justificativa CORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA. “Algo" é o sujeito do verbo de ligação “estar".
B) INCORRETA. “Inevitáveis" é o predicativo do sujeito, completando o sentido do verbo de ligação “se tornar", referente ao sujeito “a ira e o ódio".
C) CORRETA. O pronome demonstrativo “isso" atua completando o sentido do verbo “pagar", que é transitivo direto, não sendo, pois, introduzido por uma proposição.
D) INCORRETA. “Ocasionalmente" atua como um adjunto adverbial de frequência na oração, indicando com qual frequência a ira e o ódio podem se manifestar.
E) INCORRETA. “Agressões físicas" está complementando o sentido de “sofrendo", entretanto, não se trata de um verbo transitivo indireto, de modo que não ocorre a introdução por preposição.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo pagar tendo complemento pessoa é VTI rege preposição.
O verbo pagar tendo complemento alguma coisa é VTD.
gab. C
Na frase "por acabar pagando ISSO com a própria saúde...", o termo "ISSO" funciona como um objeto direto do verbo "pagar". A análise sintática mostra que "pagar" é um verbo transitivo direto, e, por isso, aceita um objeto direto sem a necessidade de preposição. Portanto, "ISSO" completa o sentido do verbo sem ser precedido de preposição, corroborando a afirmação de que "pagar" é um verbo que não requer preposição para seu complemento.
Assim, a análise está correta ao afirmar que o termo destacado não vem regido de preposição e cumpre o papel de objeto direto na construção.
GAB: C
Acredite no seu potencial! Vá e vença!
Não entendi porque a letra "B" está errada. O gabarito comentado fala que "B) INCORRETA. “Inevitáveis" é o predicativo do sujeito, completando o sentido do verbo de ligação “se tornar", referente ao sujeito “a ira e o ódio"."
Essa explicação, para mim, mostra que a letra B estaria certa também, já que afirma que o termo destacado (Inevitáveis) completa o sentido do verbo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo