Na linha 10, o emprego do sinal indicativo de crase em “àque...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeira ocorrência: "Sou contra o crescimento pelo crescimento, e ofereço todas as minhas criticas àqueles que são a favor"
Quem oferece, oferece algo (OD)todas as minhas criticas a alguém (OI) àqueles que são a favor.
Segunda ocorrência: "Entretanto, àqueles que não buscam nenhum crescimento, como é o caso da Europa hoje em dia, minhas criticas são ainda mais severas"
Minhas criticas são ainda mais severas a alguém = àqueles
(criticas a alguém)
Bons Estudos :)
Sou contra o crescimento pelo crescimento, e ofereço todas as minhas criticas àqueles que são a favor"
Oferecer é verb trans ind. e exige prep 'a'. Aqueles refere-se a criticas e, portanto, há crase devido a junção dos 'as'.
Ainda não entendi a explicação sobre a segunda ocorrência, alguém poderia me ajudar????
Obrigada!!
Questão: “Na linha 10, o emprego do sinal indicativo de crase em “àqueles” é exigido, na primeira ocorrência, pela presença da forma verbal “ofereço” (L.9) e, na segunda, pela presença do substantivo “críticas” (L.12).” Correta.
Texto, linha 10: Entretanto, àqueles que não buscam nenhum crescimento, como é o caso da Europa hoje em dia, minhas críticas são ainda mais severas.
SOBRE A SEGUNDA OCORRÊNCIA:
A banca - muitas vezes - inverte a posição dos termos da oração para tentar nos confundir, é importante que coloquemos na ordem padrão (sujeito+verbo+complemento): "... minhas críticas são ainda mais severas àqueles que não buscam nenhum crescimento, como é o caso da Europa hoje em dia."
Vejam:
Críticas a (preposição) algo ou alguém.
Críticas a aqueles (pronome demonstrativo).
a + aqueles = àqueles.
Obs.: “Críticas” é um nome (substantivo) que no contexto exige um complemento, qual seja, “aqueles”. Sempre que um nome exigir complemento, tal complemento deve vir preposicionado, neste caso a preposição: “a”. A fusão da preposição “a” com os artigos “a” ou “as” ou a fusão daquela (preposição) com os pronomes “aquela”, “aquelas” ou “aquele”, “aqueles” proporciona o fenômeno da crase.
Força e fé. Sucesso!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo