Assinale a alternativa em que há erro de concordância verbal.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2632992 Português

TEXTO:


CADA VEZ MENOS INSETOS ESTÃO ATINGINDO O PARA-BRISA DO SEU CARRO


Todo verão, quase nos últimos 20 anos, voluntários da Kent Wildlife Trust y Buglife e da Buglife, ambas no Reino Unido, têm rastreado as placas dos carros. Mas não da maneira que você imagina. O objetivo das inspeções é registrar o número de insetos voadores atingidos por veículos.

Embora isso possa parecer insignificante, a escala desse projeto de ciência cidadã o torna importante. Com quase 700 participantes, a campanha Bugs Matter de 2023 coletou dados de 6.358 viagens, o que pode ajudar a tirar conclusões muito mais amplas.

Os resultados da campanha de 2022 mostraram uma redução, em menos de 20 anos, de 64% no número de insetos atropelados por carros. Esses resultados reforçam uma tese que está preocupando os cientistas: essa perda maciça de vida de insetos demonstra que estamos nos aproximando cada vez mais da sexta extinção em massa.

Infelizmente, estudos mostram que o Reino Unido não é o único lugar onde as populações de insetos estão diminuindo; foram realizados estudos em toda a Europa que chegaram a conclusões semelhantes. Para obter medições realistas, a pesquisa mais rigorosa utiliza estudos históricos que rastreiam as populações de insetos ao longo de décadas.

Na Alemanha, um estudo de 27 anos foi publicado em 2017, mostrando que 76% da biomassa de insetos voadores foi perdida em uma ampla rede de espaços naturais.

Na Dinamarca, uma redução no número de insetos foi documentada juntamente com a diminuição do número de pássaros, como a andorinha-das-chaminés, que se alimentam deles.

As sociedades científicas de entomologistas da Espanha e de Portugal se reuniram em junho deste ano em Alicante para o XX Congresso Ibérico de Entomologia.

Alarmados com o declínio das populações de insetos, eles publicaram um manifesto com o objetivo de aumentar a conscientização social sobre essa situação sem precedentes e pôr um fim a ela.

Entretanto, a situação não está causando alarme apenas na Europa, que é densamente povoada e exposta às pressões da atividade humana. Estudos realizados em florestas tropicais de Porto Rico compararam os números atuais de insetos com os de 36 anos atrás, com resultados igualmente catastróficos: uma redução de mais de 78% na biomassa de insetos que vivem no solo. Esse estudo também mostrou um declínio paralelo em animais que comem insetos, como lagartos, sapos e pássaros.


Adaptado de: https://super.abril.com.br/ciencia/cada-vez-menos-insetos-estao-atingindo-o-para-brisa-do-seu-carro-entenda-por-que/.

Assinale a alternativa em que há erro de concordância verbal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B: "Haviam muitas pessoas na palestra de ontem."

O tema central dessa questão é a concordância verbal, que é um dos aspectos da sintaxe. Concordância verbal trata de como o verbo deve concordar com o sujeito da oração em número (singular/plural) e pessoa (primeira, segunda, terceira). Para resolver questões desse tipo, é necessário conhecer as regras que determinam como essa concordância deve ser feita.

Justificação da Alternativa Correta (B): O erro de concordância verbal nesta frase ocorre com o uso do verbo "haver". Quando "haver" é usado no sentido de "existir", ele deve ser conjugado no singular, independentemente do complemento que o segue. Portanto, a forma correta seria "Havia muitas pessoas na palestra de ontem."

Vamos analisar as outras alternativas:

A - "Estamos todos felizes pela sua promoção." Essa frase está correta. O verbo "estamos" está corretamente no plural, concordando com o sujeito "nós" implícito, que é "todos".

C - "Preciso de ajuda para carregar o sofá." Aqui, o verbo "preciso" está corretamente no singular, concordando com o sujeito oculto "eu". Não há erro de concordância.

D - "É possível que as suas férias sejam adiadas." O verbo "é" está corretamente no singular, concordando com a situação de possibilidade expressa na oração. Não há erro de concordância.

Ao identificar a alternativa correta, é importante lembrar que o verbo "haver" no sentido de "existir" é um verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito e, por isso, não vai para o plural.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O verbo "haver", quando usado no sentido de "existir" ou "existem", é impessoal e deve ser conjugado na forma singular.

Portanto, a forma correta da frase é:

"Havia muitas pessoas na palestra de ontem."

Neste caso, "havia" está no singular, que é a forma correta para expressar a ideia de existência ou ocorrência no passado, independentemente do número do sujeito.

Para procurar o item errado! Verbo Haver no sentido de existir é impessoal e ficará na 3ª de pessoa do singular.

O que vem após o verbo haver, é objeto direto; não há sujeito por isso ele não é flexionado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo