Acerca da gerência de memória, do sistema de entrada e saíd...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219383 Arquitetura de Computadores
Acerca da gerência de memória, do sistema de entrada e saída (E/S) e dos sistemas de arquivos, julgue o item.
O ext4 é um sistema de arquivos que usa checksums no journaling para melhorar a confiabilidade.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

O ext4, que é a quarta geração do sistema de arquivos Extended File System utilizado em ambientes Linux, incorpora uma série de melhorias em relação às suas versões anteriores, como ext3 e ext2. Uma das inovações introduzidas no ext4 é o uso de checksums (somas de verificação) para aumentar a confiabilidade do processo de journaling.

O journaling é um mecanismo que visa proteger a integridade dos dados, registrando as mudanças que serão feitas no sistema de arquivos antes de as mesmas serem realmente aplicadas. Dessa forma, no caso de uma falha abrupta de energia ou um crash do sistema, é possível restaurar o sistema de arquivos para um estado consistente usando esse registro. Ao adicionar checksums ao journal, o ext4 é capaz de detectar corrupção dos dados no journal causada por falhas no hardware, bugs no sistema ou outros problemas inesperados.

Com essa abordagem, o ext4 proporciona uma camada adicional de segurança aos dados, garantindo que qualquer corrupção no jornal possa ser identificada e possivelmente corrigida, evitando a propagação de dados corruptos para o sistema de arquivos. Isso se reflete em um sistema de arquivos mais robusto e confiável.

Portanto, a afirmativa de que o ext4 usa checksums no journaling para melhorar a confiabilidade está correta, validando a opção como a resposta acertada para a questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo.

O EXT4 [Fourth Extended Filesystem] é um sistema de arquivos de código aberto, que foi desenvolvido como uma evolução do seu predecessor, o EXT3. Ele é amplamente utilizado em distribuições Linux, incluindo Ubuntu, Fedora e Debian, como o sistema de arquivos padrão. O EXT4 foi lançado em 2008 e continua a ser uma opção popular até os dias atuais. Com suas características distintivas, como suporte a arquivos e volumes de grande capacidade, extensões de diretório multibloco, journaling aprimorado e alocação extensível, o EXT4 oferece desempenho aprimorado, confiabilidade e compatibilidade em uma variedade de cenários de uso. O EXT4 é amplamente utilizado em várias aplicações, desde sistemas desktop até servidores de alto desempenho. 

Na verdade, o ext4 (Fourth Extended Filesystem) é um sistema de arquivos de jornal (journaling filesystem) projetado para o sistema operacional Linux. O ext4 é uma evolução do ext3 e foi projetado para ser mais rápido e mais confiável do que seu antecessor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo