Apneia é definida como interrupção do fluxo gasoso pelas via...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024574 Fisioterapia
Apneia é definida como interrupção do fluxo gasoso pelas vias aéreas, secundária à obstrução ou à parada da respiração por 20 segundos ou mais, ou em tempo menor, porém seguida de bradicardia menor ou igual a 100 bpm, cianose ou palidez. Quando ocorre em recém-nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas de gestação, sem uma causa específica definida, é chamada de apneia da prematuridade. Analise os itens seguintes: I-. Hipóxia; II- Hipercapnia; III- Reflexos pulmonares imaturos; IV- Redução do tônus muscular da hipofaringe; V- Obstrução nasal por edema provocado por tempo prolongado de uso de sonda nasogástrica ou sucções repetidas. São fatores associados ao aparecimento e exacerbação dos episódios de apneia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D

A questão aborda um tema crucial na Fisioterapia Neonatal, que é a apneia em recém-nascidos, especialmente em prematuros. A apneia da prematuridade é uma condição comum em bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação, muitas vezes sem uma causa específica aparente. Para resolver uma questão como essa, é fundamental entender os fatores que podem contribuir para a apneia em prematuros.

Vamos analisar cada um dos itens mencionados na questão:

  • I- Hipóxia: A hipóxia é um fator que pode exacerbar a apneia. Ela ocorre quando há uma deficiência de oxigênio no corpo, podendo ser tanto uma causa quanto uma consequência de episódios apneicos.
  • II- Hipercapnia: Refere-se ao aumento dos níveis de dióxido de carbono no sangue. A hipercapnia pode estimular reflexos que resultam em apneia, sendo por isso um fator associado.
  • III- Reflexos pulmonares imaturos: Os prematuros têm sistemas respiratórios ainda em desenvolvimento. Os reflexos pulmonares imaturos podem levar a respostas apneicas devido à sua incapacidade de lidar eficazmente com os estímulos respiratórios.
  • IV- Redução do tônus muscular da hipofaringe: A redução do tônus muscular nesta região pode levar à obstrução das vias aéreas, contribuindo para episódios de apneia.
  • V- Obstrução nasal por edema provocado por tempo prolongado de uso de sonda nasogástrica ou sucções repetidas: Este fator físico pode bloquear parcialmente as vias aéreas, aumentando a frequência ou severidade dos episódios de apneia.

Todas as opções citadas (I, II, III, IV, e V) são fatores que estão associados ao surgimento e à agravação de episódios de apneia em recém-nascidos prematuros, tornando a alternativa D a correta.

Cada alternativa errada deixa de incluir um ou mais desses fatores essenciais, mostrando uma compreensão incompleta do quadro clínico da apneia em prematuros. Portanto, alternativas A, B e C são incorretas por não cobrir todos os elementos necessários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo