No operon lac durante o controle da expressão genética em p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No estudo da expressão gênica em procariotas, o operon lac é um excelente exemplo de como as células controlam quais genes são expressos em resposta à presença de certos nutrientes. O tema central da questão é o mecanismo pelo qual a lactose regula a expressão dos genes do operon lac.
Para resolver essa questão, é necessário entender como a lactose interage com o repressor do operon lac. Em condições normais, sem lactose, o repressor se liga ao operador, impedindo a transcrição dos genes estruturais. No entanto, quando a lactose está presente, ela desempenha um papel importante na expressão desses genes.
Alternativa correta: C
C - a lactose se liga ao repressor, alterando a sua forma para que não se ligue ao operador e RNA polimerase comece a transcrição dos genes necessários a partir do promotor.
Justificativa: A opção C descreve corretamente o processo. Quando a lactose está presente, ela se liga ao repressor, alterando sua conformação. Isso impede que o repressor se ligue ao operador, permitindo que a RNA polimerase acesse o promotor e inicie a transcrição dos genes necessários para metabolizar a lactose.
Análise das alternativas incorretas:
A: A lactose não permite que o repressor se ligue ao operador; na verdade, ao se ligar ao repressor, a lactose altera sua forma para que o repressor não possa se ligar ao operador, permitindo a expressão gênica.
B: A lactose não se liga à RNA polimerase. Essa afirmação é falsa, pois a lactose atua sobre o repressor, não diretamente sobre a RNA polimerase.
D: A lactose não se liga diretamente ao operon para atrair a RNA polimerase. Sua função é mudar a conformação do repressor, permitindo que a RNA polimerase acesse o promotor.
E: LacO, ou o operador, é onde o repressor se liga. A lactose não se liga ao operador, mas ao repressor, alterando sua capacidade de se ligar ao operador.
Compreender esses mecanismos é crucial para responder a questões sobre regulação gênica em procariotas. Ao estudar, sempre busque entender não somente a função de cada componente, mas como eles interagem no contexto geral.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que a proteína repressora não se ligue à região operadora é necessário a presença de lactose no meio, pois o complexo lactose-proteína repressora faz com que ocorra uma modificação alostérica na proteína repressora, que não se liga à região operadora, permintindo que a enzima RNA Polimerase se se ligue na região promotora e efetue a síntese de RNAm.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo