Expressa por meio de um código específico, com base em conh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRM-SC Prova: Quadrix - 2022 - CRM-SC - Médico Fiscal |
Q1943072 Medicina

Expressa por meio de um código específico, com base em conhecimentos científicos atualizados, a ética na medicina garante respeito à vida, segurança nos procedimentos e cuidados qualificados. Com relação a esse assunto, julgue o item.


Considere-se que um menino de seis anos de idade tenha sido levado ao hospital devido a um quadro de dor de garganta iniciado há um dia, apresentando-se afebril, sem linfonodos palpáveis, sem exsudato em amígdalas e com presença de tosse. Considere-se também que, pela avaliação dos critérios de Centor, o médico assistente tenha avaliado que se tratava de uma faringite viral e tenha orientado o tratamento com antitérmico, com retorno em dois dias, em caso de piora. Suponha-se, ainda, que, apesar dessa orientação, a mãe tenha pedido ao médico que prescrevesse um antibiótico, em vez do antitérmico, alegando que a criança somente melhoraria dessa maneira. Nessa situação hipotética, o médico deverá prescrever o antibiótico, pois o paciente tem autonomia para escolher seu tratamento. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: Errado (E).

A questão aborda um aspecto essencial da ética médica, que é a relação entre o médico e o paciente, incluindo a questão da autonomia do paciente e a responsabilidade profissional do médico.

A autonomia do paciente é um princípio fundamental na ética médica, mas ela deve ser exercida dentro de certos limites, especialmente quando se trata de medicina baseada em evidências e segurança do paciente. No cenário apresentado, um menino de seis anos foi diagnosticado com faringite viral e o médico, seguindo os critérios de Centor, decidiu que não havia necessidade de antibióticos, que são indicados apenas para infecções bacterianas.

Prescrever um antibiótico de forma inadequada pode levar a consequências indesejadas, como o desenvolvimento de resistência bacteriana, reações adversas e custos desnecessários. A decisão do médico de não prescrever o antibiótico está alinhada com as diretrizes clínicas e boas práticas médicas.

Justificativa para a alternativa correta (E): O item está errado porque, apesar da importância da autonomia na escolha do tratamento, o paciente (ou seus responsáveis) não tem autonomia para exigir um tratamento que não é indicado clinicamente. O médico deve orientar e prescrever tratamentos baseados em evidências científicas, garantindo a segurança e a eficácia para o paciente.

Por que a alternativa 'C' está incorreta: A prescrição de antibióticos sem indicação clínica é contrária às diretrizes médicas e práticas éticas adequadas. O médico deve educar a família sobre o motivo pelo qual o antibiótico não é necessário, promovendo um entendimento correto sobre o uso racional de medicamentos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação presente na questão está errada. O código de ética na medicina não garante que o paciente possa escolher o tratamento que deseja, mas sim que o médico deve indicar o tratamento mais adequado para cada caso, baseado em conhecimentos científicos atualizados e respeitando a vida, a segurança e os cuidados qualificados. No caso hipotético apresentado, o médico deve orientar a mãe sobre o diagnóstico e o tratamento mais adequado para a faringite viral, o que inclui o uso de antitérmico. A prescrição de um antibiótico não é indicada, pois não se trata de uma infecção bacteriana e o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a resistência bacteriana e a outros problemas de saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo