Considere que uma organização pública pretenda adquirir um h...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386143 Direito Administrativo
Considere que uma organização pública pretenda adquirir um hardware específico para ajudar na segurança das fronteiras do Brasil em razão dos grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos. Considere, ainda, que a única empresa nacional que comercializa o equipamento seja a empresa que tenha criado o produto. Nessa situação hipotética, a licitação para compra do produto será
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em situações onde não há competição possível no mercado, devido à exclusividade de fornecimento de um produto ou serviço por um criador ou detentor de tecnologia, a legislação sobre licitações prevê um mecanismo para que a administração pública possa realizar a aquisição necessária. Isso ocorre porque a competição, um dos pilares da licitação, se torna inviável.

A alternativa correta para este caso é a que indica que a licitação é INEXIGÍVEL, pois se trata de uma situação em que, por ser um fornecedor único, não há possibilidade de competição. Dessa forma, a administração pública pode contratar diretamente com a empresa detentora da tecnologia necessária.

De acordo com a jurisprudência do CESPE, uma das bancas mais tradicionais em concursos públicos, a licitação é considerada inexigível quando há inviabilidade de competição entre fornecedores ou prestadores de serviços. Isso se aplica perfeitamente ao caso em questão, onde a empresa nacional é a única que comercializa o equipamento especializado para a segurança de fronteiras.

GABARITO: 'C'

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C. 

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

Parabéns candidato, a banca acabou de medir sua capacidade de decorar artigos.

Nem acredito que uma  questão como esta foi elaborada pelo CESPE. Cobra-se tanto em umas provas e esculhambam em outras... 

oh céus ..... oh vida...

Mas bola pra frente, é vida que segue.

Bizu da Babi :)  -> Diferenças básicas de dispensa e inexigibilidade:

 

1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação. NEGÓCIOS JURÍDICOS ( dação, doação, permuta, investidura, alienação)

2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) - COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALUGUÉIS e AQUISIÇÕES. Também para os casos de LICITAÇÃO DESERTA.

 

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. Fornecedor EXCLUSIVO, profissionais ou empresas de NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, artista CONSAGRADO, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

Nos casos de INEXIGIBILIDADE , a contratação será DIRETA.

Questão mais tranquila do que as tecnicos...

 

Uma banca dessa não tem respeito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo