A respeito de conceitos fundamentais da epidemiologia em Saú...
A respeito de conceitos fundamentais da epidemiologia em Saúde, julgue o item.
Em relação às epidemias, é correto afirmar que malária,
tuberculose e esquistossomose estão entre as principais
causas de epidemias em países tropicais de baixa renda,
como o Brasil.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Errado (E).
Vamos analisar por que essa é a resposta correta:
Tema central: A questão trata da relação entre diferentes doenças e o conceito de epidemias em países tropicais de baixa renda, como o Brasil. Para responder corretamente, é fundamental compreender o que caracteriza uma epidemia e a prevalência das doenças mencionadas.
Conceitos teóricos: Na epidemiologia, uma epidemia é definida como a ocorrência de casos de doença, comportamento específico relacionado à saúde ou outros eventos de saúde que ultrapassam o número esperado em uma comunidade ou região específica durante um determinado período. Doenças como malária, tuberculose e esquistossomose são predominantes em algumas áreas, mas não são necessariamente causa de epidemias generalizadas.
Justificativa para a alternativa 'Errado': Embora malária, tuberculose e esquistossomose sejam doenças prevalentes em países tropicais de baixa renda, como o Brasil, elas não podem ser classificadas como principais causas de epidemias. Essas doenças são consideradas endêmicas, ou seja, estão constantemente presentes em uma região, mas não necessariamente excedem o número esperado de casos para serem consideradas epidemias.
Por exemplo, a malária é endêmica na região amazônica, mas a ocorrência de casos não costuma ultrapassar o esperado para essa área. Já a tuberculose é uma preocupação de saúde pública devido à sua persistência e resistência a tratamentos, mas também não é classificada como epidemia no contexto discutido.
Exame da alternativa 'Certo': A alternativa 'Certo' estaria incorreta porque implica que estas doenças são causas principais de epidemias quando, na realidade, são doenças endêmicas em suas respectivas regiões. Epidemias seriam mais corretamente associadas a surtos como os de dengue, que frequentemente apresentam aumento abrupto de casos em curtos períodos.
É importante, ao ler enunciados de questões de concurso, ficar atento a palavras-chave como "epidemia", "endemia" e "prevalência" para interpretar corretamente o contexto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quais são as doenças epidemiológicas?
Doenças transmissíveis
- Coronavírus (Covid-19)
- Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
- Poliomielite.
- Meningite.
- Tétano neonatal.
- Difteria.
- Coqueluche.
- MDDA.
negligenciadas, sete prioridades de atuação que compõem o programa em doenças negligenciadas: dengue, doença de Chagas, leishmaniose, hanseníase, malária, esquistossomose e tuberculose.
A malária, a tuberculose e a esquistossomose são doenças infecciosas que são endêmicas em países tropicais de baixa renda, como o Brasil. Isso significa que essas doenças estão presentes na população de forma constante, mas em níveis baixos. No entanto, esses níveis podem aumentar rapidamente, dando origem a epidemias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo