Em caso de suspeita de Influenza, é necessário procurar uma ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda o manejo e as condutas adequadas diante de uma suspeita de Influenza, uma doença respiratória viral que pode ter impacto significativo na saúde pública. Para resolvê-la, é necessário compreender as diretrizes e protocolos de saúde relacionados à notificação, tratamento e manejo clínico da Influenza.
Justificativa da Alternativa Correta (A): A afirmação de que é necessário fazer a comunicação por meio da RINA para a Influenza está incorreta. A Influenza é uma doença de notificação seletiva, ou seja, não é necessário notificar todos os casos suspeitos, mas sim aqueles que evoluem para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou surtos. Portanto, a opção A é a exceção correta, pois não é preciso notificar todo caso de suspeita de Influenza.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: Esta opção está correta em afirmar que o fosfato de oseltamivir deve ser administrado preferencialmente até 48 horas após o início dos sintomas. Isso é crucial para melhorar o prognóstico dos pacientes, reduzindo a gravidade e a duração da doença.
Alternativa C: O correto manejo clínico da Influenza requer a diferenciação entre Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com foco no tratamento precoce de grupos de risco. Esta prática está conforme os protocolos de tratamento da Influenza, tornando esta alternativa verdadeira.
Alternativa D: A prescrição do medicamento oseltamivir realmente pode ser feita com receituário simples, o que facilita o acesso ao tratamento para os pacientes suspeitos de Influenza. Portanto, esta alternativa está correta.
Alternativa E: A organização dos fluxos para acesso ao tratamento é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde, Distrito Federal e Secretarias Municipais de Saúde. Esta alternativa está correta, pois está alinhada com a estruturação do sistema de saúde para garantir o tratamento oportuno.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Notificação compulsória é para o SINAN no caso de influenza por novo subtipo viral = imediata para as 3 instâncias.
Gabarito: a
O sistema de notificação, em relação à influenza, deve ser utilizado apenas para casos de aglomerados, casos graves ou mudança de cepa da influenza, por meio do Sinan.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo