No sistema de classificação NPUAP (national pressure ulcer a...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sistema de classificação em estágios da UPP foi criado pelo “National Pressure Ulcer Advisory Panel” (NPUAP) em 1989 e foi baseado na classificação inicial de Shea e da “International Association of Enterostomal Therapy”. Representa a quantidade de perda ou destruição tecidual ocorrida. A classificação do NPUAP foi incorporada posteriormente nas Diretrizes ou recomendações da AHCPR para prevenção e tratamento da UPP.
Entretanto, as descrições originais do NPUAP não eram muito claras para os profissionais e levavam muitas vezes a classificação inadequada devido a dermatite perineal e ou a lesão tissular profunda.
Em fevereiro de 2007 após um trabalho de revisão iniciado em 2001 e que durou 5 anos o NPUAP apresentou a nova definição da Úlcera por pressão e os estágios. A definição e classificação foram revisadas pelo NPUAP com contribuições dos profissionais e validação de aparência, clareza, utilidade e discriminação. A versão final da definição e descrição foi revisada em uma conferência de consenso onde os comentários foram utilizados para criar as definições finais.
Foram mantidos os quatro estágios originais e adicionados mais dois referentes à Lesão Tissular Profunda e Úlceras que não podem ser classificadas.
1.1 - Definição de Úlcera por Pressão
Úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento. Inúmeros fatores contribuintes ou fatores de confusão podem também estar associados às úlceras por pressão; o significado desses fatores, no entanto, ainda deve ser elucidado.
1.2 - Estágios das Úlceras por Pressão
- Suspeita de lesão tissular profunda:
Área localizada de pele intacta de coloração púrpura ou castanha ou bolha sanguinolenta devidas a dano no tecido mole, decorrente de pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida por um tecido que se apresenta dolorido, endurecido, amolecido, esponjoso e mais quente ou frio comparativamente ao tecido adjacente.
- Estágio II:
Perda parcial da espessura dérmica. Apresenta-se como úlcera superficial com o leito de coloração vermelho pálida, sem esfacelo. Pode apresentar-se ainda como uma bolha (preenchida com exsudato seroso), intacta ou aberta/ rompida.
Descrição adicional: Apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou arroxeamento (aspecto de equimose) *. Este estágio não deve ser usado para descrever skin tears, abrasões da pele por adesivos, dermatite perineal, maceração ou escoriação. indica suspeita de lesão tissular profunda.
Tradução para o português por Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos e Maria Helena Larcher Caliri. Documento publicado na Revista ESTIMA, v. 5, n. 3, jul./ago./set. 2007.
I-comprometimentodaepiderme,formaçãodeeritema/hiperemiaem pele íntegra e sem perdatecidual.
II - abrasão ou úlcera, ocorre perda tecidual e comprometimentoda epiderme, derme ouambas. Apresenta-se como abrasão, bolha (flictema) ou cratera rasa de cor vermelho pálido, preenchida por líquido seroso.
III- presençadeúlceraprofunda,comcomprometimentototaldapelee necrose (esfacelo) de tecido subcutâneo, entretanto a lesão não se estende até a fásciamuscular.
IV-extensadestruiçãodetecido,chegandoaocorrerlesãoósseaou muscular ou necrosetissular.
Descritor 2 (não pode ser classificada) – ocorre quando não for possível visualizar e mensura a profundidade da lesão. Perda total de tecido. Bases cobertas por esfacelo ou escaras no leito da ferida.
Categoria/Grau II: Perda Parcial da Espessura da Pele
Perda parcial da espessura da derme que se apresenta como uma ferida superficial (rasa) com leito vermelho-rosa sem tecido desvitalizado. Pode também apresentar-se como flitena fechada ou aberta preenchida por líquido seroso. Apresenta-se como uma úlcera brilhante ou seca, sem tecido desvitalizado ou equimose.
* Esta Categoria/Grau não deve ser usada para descrever fissuras da pele, queimaduras por abrasão, dermatite associada à incontinência, maceração ou escoriações.*A equimose é um indicador de uma suspeita de lesão nos tecidos profundos.
http://www.epuap.org/wp-content/uploads/2016/10/portuguese-quick-reference-guide-jan2016.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo