São doenças não transmissíveis prevalentes na atenção primá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052064 Enfermagem
São doenças não transmissíveis prevalentes na atenção primária de saúde (APS), relacionadas a hábitos de vida inadequados, como obesidade e sedentarismo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Diabetes tipo II e hipertensão arterial

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são um dos focos principais da atenção primária de saúde (APS), pois estão intimamente relacionadas a hábitos de vida inadequados, como a obesidade e o sedentarismo. A alternativa B menciona o diabetes tipo II e a hipertensão arterial, que são duas das DCNTs mais prevalentes na APS. Ambas estão associadas ao estilo de vida e são influenciadas por fatores como alimentação inadequada, falta de atividade física e excesso de peso.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Hepatite C e cirrose hepática: A Hepatite C é de origem infecciosa e transmissível, o que não a classifica como uma doença crônica não transmissível. A cirrose hepática, embora possa ser resultado de DCNTs, no contexto apresentado, não está diretamente ligada a hábitos de vida inadequados como obesidade e sedentarismo.

C - Insuficiência renal crônica e hipertensão: Embora a hipertensão seja uma DCNT, a insuficiência renal crônica pode ser uma consequência ou complicação de várias condições, incluindo DCNTs como diabetes e hipertensão, mas não é diretamente causada por hábitos como obesidade e sedentarismo em todos os casos.

D - Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e bronquite crônica: Ambas estão mais associadas ao tabagismo do que à obesidade e ao sedentarismo. Embora o tabagismo seja um hábito de vida inadequado, a questão foca mais em condições diretamente influenciadas pelo estilo de vida em termos de dieta e atividade física.

E - Doença inflamatória intestinal e câncer de intestino: Essas condições têm causas multifatoriais e não são principalmente resultado de obesidade e sedentarismo. A doença inflamatória intestinal, por exemplo, tem forte componente autoimune e pode não estar relacionada ao estilo de vida.

Portanto, ao avaliar as opções, a alternativa correta é a B, pois o diabetes tipo II e a hipertensão arterial são DCNTs diretamente relacionadas a hábitos de vida inadequados, refletindo a realidade enfrentada na APS.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B: diabetes tipo II e hipertensão arterial. Essas duas doenças estão intimamente relacionadas a hábitos de vida inadequados, como dieta desequilibrada e falta de atividade física. A atenção primária de saúde tem um papel fundamental na prevenção e no controle dessas doenças, por meio de intervenções na promoção da saúde e na educação em hábitos de vida saudáveis. Além disso, é importante ressaltar que essas doenças não são transmissíveis, ou seja, não são causadas por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo