Julgue o próximo item, relativo aos procedimentos técnicos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3155894 Enfermagem

Julgue o próximo item, relativo aos procedimentos técnicos de enfermagem e à assistência de enfermagem ao paciente com alterações orgânicas. 


Para a avaliação da dor com o uso da escala visual analógica, o profissional de saúde deve orientar o paciente a indicar, na escala, o número corresponde à dor que ele está sentindo, sendo o número 0 correspondente à ausência de dor e o número 10, à pior dor imaginável. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a avaliação da dor utilizando a escala visual analógica (EVA). Esse é um procedimento importante na assistência de enfermagem, pois permite mensurar a intensidade da dor que o paciente está sentindo, ajudando na tomada de decisões clínicas.

A alternativa correta é E - errado.

A explicação para essa resposta está no funcionamento correto da escala visual analógica. Na EVA, o paciente não indica um número, mas sim um ponto em uma linha contínua para representar a dor. Essa linha geralmente não possui números, mas extremos que vão do lado esquerdo, que indica ausência de dor, ao lado direito, que indica a pior dor possível. O enfermeiro ou profissional de saúde, em seguida, mede a distância em milímetros do início da linha até o ponto marcado pelo paciente para quantificar a dor em uma escala de 0 a 10. Portanto, a descrição dada no enunciado, que menciona a escolha de números, está incorreta.

Alternativa C - certo: Essa alternativa está incorreta porque não reflete o uso correto da escala visual analógica, como explicado acima. Na EVA, o paciente não escolhe um número diretamente, mas marca um ponto na linha. Essa interpretação errada do uso da escala justifica a escolha da alternativa E - errado.

Lembre-se, quando você encontrar questões relacionadas a ferramentas de avaliação como a EVA, é importante pensar sobre como elas são realmente utilizadas na prática clínica, e não apenas confiar na descrição que pode estar no enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A EVA é uma escala de classificação de dor que varia de 0 a 10, sendo 0 a ausência de dor e 10 a dor mais intensa imaginável. A EVA é útil para avaliar a evolução da dor ao longo do tratamento.

A definição seria para escala numérica e não para a escala analógica. A qual não possui números identificados de 0 a 10 e sim uma linha.

2. ESCALAS DE MENSURAÇÃO DA DOR (Obs: mostrar as escalas)

• Escala Verbal Numérica (EVN): O paciente estima a sua dor em uma escala de 0 a 10, com 0 representando “nenhuma dor” e o 10 “a dor máxima imaginável”. Tem como vantagem permitir uma pontuação precisa, sendo de rápida aplicação. Como desvantagens destacam-se a dificuldade em aplicá-la na população de idosos, analfabetos e pacientes com déficits cognitivos ou compreensão insuficiente da linguagem.

• Escala Visual Analógica (EVA): Ela consiste em uma linha de 10 cm, com âncoras em ambas extremidades. Em uma delas é colocada o descritor “nenhuma dor” e na outra extremidade o descritor verbal “dor insuportável”. Uma régua é usada para quantificar a mensuração numa escala de 0-100 mm.

• Escala de Faces da dor: Utilizada para adultos e crianças, apresenta categorias de descritores visuais, usando expressões faciais refletindo magnitudes de intensidades de dor diferentes. Consiste em seis imagens de faces com várias expressões. O paciente seleciona a face que é consistente com o seu nível atual de dor, após isto, a fase escolhida é convertida na Escala Numérica. Pode ser utilizada para pacientes com déficit cognitivo ou de comunicação leves que consigam compreender e apontar seu escore de dor.

• Escala NIPS – Neonatal Infant Pain Scala: Indicada para neonatos e crianças até 2 anos. Analisa critérios fisiológicos e comportamentais. O escore pode variar de 0 a 7, sendo que quanto maior o escore (>ou= a 4), maior a dor sentida pela criança

• Escala de Avaliação da Dor - FLACC (Face, Legs, Activity, Cry, Consolability). Utilizada para pacientes pediátricos de 0 a 6 anos e crianças maiores, com déficit cognitivo e de comunicação.* Tanto a Escala NIPS como a FLACC são indicadas para o uso em neonatos. No entanto na SBIBAE está padronizado o uso da NIPS na Unidade Neonatal.

• PAINAD- Pain Assessmentin Advanced Dementia (PAINAD- Brasil): Utilizada para pacientes idosos demenciados

• Pacientes sedados: As escalas de sedação utilizadas na instituição para a população pediátrica e adulta são: o Escala Comfort Behavior: Usada para crianças em ventilação mecânica de qualquer idade, associada à escala de avaliação de dor adequada à idade. o BPS- Behavioural Pain Scale: Utilizada para os pacientes em ventilação mecânicas e sedados. o Escala de Sedação Agitação (RASS): Pacientes adultos (sem limitações cognitivas graves) que recebem tratamento da dor com opióides e utilizam outros medicamentos que atuam no SNC, devem ser avaliados quanto à agitação e sedação, caso sejam considerados de risco para alteração da consciência. Para os pacientes em ventilação mecânica e sedados.

3 - Escala visual analógica (EVA) para dor (Visual Analogue Scale - VAS): Instrumento unidimensional para a avaliação da intensidade da dor. Trata-se de uma linha com as extremidades numeradas de 0-10. Em uma extremidade da linha é marcada “nenhuma dor” e na outra “pior dor imaginável”. Pede-se, então, para que o paciente avalie e marque na linha a dor presente naquele momento.

https://www.scielo.br/j/rbr/a/NLCV93zyjfqB6btxpNRfBzJ/?format=pdf&lang=pt

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo