Julgue o item a seguir, com referência à assistência de enfe...
Julgue o item a seguir, com referência à assistência de enfermagem à mulher em diversas etapas da vida.
Em casos de doença inflamatória pélvica, é recomendada remoção imediata do DIU.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
A questão aborda a assistência de enfermagem à mulher, especificamente no contexto da Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Para resolver essa questão, é necessário que o estudante compreenda o manejo clínico da DIP, incluindo a conduta em relação ao uso do Dispositivo Intrauterino (DIU).
Alternativa correta: E - errado
Justificativa:
A Doença Inflamatória Pélvica é uma infecção que afeta os órgãos reprodutivos femininos. Uma das preocupações comuns é se o DIU deve ser removido imediatamente em casos de DIP. No entanto, a recomendação atual, baseada em evidências científicas, é que não é necessário remover o DIU imediatamente se a mulher estiver sendo tratada adequadamente com antibióticos e não apresentar complicações.
Remover o DIU pode ser considerado em situações específicas, como quando não há melhora dos sintomas com o tratamento ou se a paciente desejar a remoção. Portanto, a afirmação de que a remoção imediata do DIU é sempre recomendada está incorreta, justificando o gabarito como errado (E).
Análise da alternativa incorreta (C - certo):
A alternativa "C - certo" sugere que a remoção imediata do DIU é uma prática padrão em casos de DIP. No entanto, como explicado, a literatura atual não apoia essa generalização. O manejo deve ser individualizado, e a remoção imediata não é uma regra geral. Portanto, essa opção está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando há o diagnóstico de DIP (ascensão de germes patógenos à cavidade endometrial e tubária), deve-se instituir antibioticoterapia adequada ao caso, conforme protocolos do Ministério da Saúde. Nestes casos, não há necessidade de remoção do DIU com cobre, pois estudos com bom nível de evidências concluem que o sucesso terapêutico não se altera pela retirada ou manutenção do DIU com cobre.
Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/12/manual_diu_08_2018.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo