A definição de Hepler e Strand (1990) mais aceita como a “pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: Prefeitura de Carnaíba - PE
Q1190049 Farmácia
A definição de Hepler e Strand (1990) mais aceita como a “parte da prática farmacêutica que permite a interação do farmacêutico com o paciente, objetivando o atendimento das suas necessidades relacionadas aos medicamentos”, corresponde à 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Atenção Farmacêutica.

A questão aborda um conceito fundamental na prática farmacêutica, que é a Atenção Farmacêutica. Este termo, conforme definido por Hepler e Strand em 1990, refere-se à interação direta do farmacêutico com o paciente com o objetivo de atender às necessidades do paciente relacionadas aos medicamentos.

Para entender essa questão, é essencial saber que a Atenção Farmacêutica se concentra no cuidado individualizado, onde o farmacêutico atua de forma ativa para garantir que o paciente use os medicamentos de maneira correta, eficaz e segura. Esse conceito é um dos pilares da assistência em saúde, promovendo um uso racional dos medicamentos.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa C é a correta porque descreve precisamente a definição dada por Hepler e Strand. A interação direta e o foco nas necessidades do paciente são elementos centrais da Atenção Farmacêutica.

Alternativas incorretas:

  • A - Assistência farmacêutica: Esta refere-se a um conjunto mais amplo de atividades que envolve o ciclo do medicamento, desde a sua seleção até a dispensação e uso. Não se limita à interação direta com o paciente.
  • B - Farmacovigilância: Relaciona-se ao monitoramento de efeitos adversos e segurança dos medicamentos após a sua comercialização, focando na segurança de uso em escala populacional, e não na interação com o paciente.
  • D - Farmacogenética: Trata do estudo de como as variações genéticas afetam a resposta dos indivíduos aos medicamentos, sendo um campo mais especializado da pesquisa farmacêutica, sem foco direto na interação com o paciente.
  • E - Farmacodinâmica: Refere-se ao estudo dos efeitos dos medicamentos no corpo e como eles exercem sua ação terapêutica, sem envolver a interação direta entre farmacêutico e paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo