O texto para rádio deve ser mais informal do que aquele util...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q66022 Comunicação Social
Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa
redação radiofônica.

O texto para rádio deve ser mais informal do que aquele utilizado para a mídia impressa, devendo ser claro, simples e sem ambiguidade, mas sem ser simplório nem intimista.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é importante compreender os princípios da redação radiofônica, que diferem dos usados na mídia impressa. O tema central aborda a estrutura e o estilo de textos voltados para o rádio.

A alternativa correta é: C - certo.

A redação para rádio deve, de fato, ser mais informal do que aquela utilizada para a mídia impressa. Isso significa que o texto precisa ser claro e simples, mas sem cair no simplismo ou na intimidade excessiva. A informalidade permite que a mensagem seja acessível e compreensível para um público amplo, mas a comunicação ainda deve manter um nível de profissionalismo e clareza para evitar ambiguidades.

Em uma redação radiofônica de qualidade, o objetivo principal é facilitar a compreensão auditiva, dado que o ouvinte não tem o texto para ler ou reler. Portanto, a linguagem deve ser direta e fluida.

Ao analisar a alternativa, é importante lembrar que a questão pede para refletir sobre as características da linguagem radiofônica: nitidez, simplicidade e naturalidade, sem ser demasiadamente casual ou íntimo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

mas uma das características do rádio não é a intimidade com o ouvinte, então como não deve ser intimista?? 

Alguém que acertou explica por favor...também entendo que a linguagem em rádio é sim, muitas vezes, intimista...

Aquele tipo de questão que eu entraria com recurso. Não ser simplita, ok, não pode ser mesmo. Mas intimista? "A lingagem do rádio é intimista e sempre colocada na primeira pessoa." - RÁDIO, A MÍDIA DA EMOÇÃO (Cyro César)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo