“Bolhas financeiras resultam de uma combinação de euforia, f...
GIULIANO, Guandalini. Revista Veja. Editora Abril. 31 dez. 2008.
A liquidação do banco de investimento americano, Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008, produziu um dos piores dias para os EUA e o capitalismo, desde o estouro da bolha da Internet, que completou 10 anos em março de 2010, e dos atentados de 11 de setembro de 2001.
O maior desafio das autoridades mundiais, hoje, é conter o terremoto que, desde então, vem abalando a economia global. Para se chegar à solução para a nova crise do sistema capitalista, é preciso refletir sobre um aspecto marcante da ordem econômica, em vigor a partir da década de 80 do século passado, e que está na raiz dessa crise. Esse aspecto se refere à(ao)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Bolhas financeiras são um fenômeno econômico complexo caracterizado por um aumento significativo nos preços de ativos, muitas vezes desvinculado de seus valores fundamentais. Essas bolhas são alimentadas por uma mistura de euforia, falta de regras, desconhecimento por parte de muitos investidores e uma esperteza de alguns poucos que conseguem se beneficiar da situação. Quando as bolhas finalmente estouram, elas geralmente levam a crises econômicas severas que podem ter um impacto duradouro sobre a economia.
O colapso do banco de investimento Lehman Brothers em 15 de setembro de 2008 é um exemplo clássico de como a explosão de uma bolha financeira pode afetar a economia global. Esse evento marcou um dos períodos mais turbulentos para os Estados Unidos e o sistema capitalista em geral, comparável ao estouro da bolha da Internet e aos ataques de 11 de setembro de 2001.
Diante dessas crises, surge o desafio das autoridades mundiais em conter os impactos econômicos gerados e buscar soluções para a estabilização do sistema. Uma reflexão importante para compreender e enfrentar as crises do capitalismo é a análise do neoliberalismo. Este modelo econômico, prevalente a partir da década de 80, promove a rejeição à intervenção do Estado na economia, defendendo a ideia de que o mercado deve se autorregular. Caracteriza-se pela defesa das privatizações, da livre concorrência e de outras medidas que visam a redução do papel do Estado como agente econômico.
O impacto do neoliberalismo sobre a economia global é amplo e controverso, e o seu papel na formação de bolhas financeiras e subsequentes crises é um tema de intenso debate entre economistas e formuladores de políticas. A alternativa correta, que captura a essência do sistema econômico responsável pelas transformações que levaram à crise mencionada, é a E - Neoliberalismo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo