Assinale a alternativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é importante compreender o tema central, que aborda as alucinações e delírios em contextos de transtornos mentais e orgânicos. Esses fenômenos são fundamentais no estudo dos transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.
A alternativa B é a alternativa correta, ou seja, a INCORRETA no contexto da questão. Vamos analisar o porquê:
Alternativa B: "As alucinações hipnopômpicas e hipnagógicas ocorrem, respectivamente: ao acordar e antes de dormir, períodos em que o paciente apresenta alteração na percepção sensorial. Geralmente não representam gravidade."
As alucinações hipnagógicas ocorrem ao adormecer, enquanto as hipnopômpicas ocorrem ao acordar. Ambas são fenômenos normais e não indicam necessariamente um transtorno psiquiátrico grave. A descrição está correta, portanto, não deveria estar na lista de alternativas "incorretas".
Agora, vamos verificar por que as outras alternativas estão corretas no contexto de serem parte das afirmações verdadeiras:
Alternativa A: "As alucinações visuais ocorrem com maior frequência nos transtornos orgânicos, diferentemente das alucinações auditivas, que ocorrem exclusivamente nos transtornos mentais."
As alucinações visuais são realmente mais comuns em transtornos orgânicos. Alucinações auditivas são típicas de transtornos mentais, como a esquizofrenia.
Alternativa C: "As alucinações auditivas, de aspecto crônico, são mais comuns nos transtornos orgânicos."
A descrição de alucinações auditivas crônicas não é totalmente precisa para transtornos orgânicos. Alucinações auditivas são mais características de transtornos mentais.
Alternativa D: "Pacientes internados em unidade de terapia intensiva, acometidos por queimaduras extensas, e fazendo uso de doses elevadas de analgésicos opioides, podem apresentar quadro de sintomas psicóticos, por exemplo: pensamento persecutório ou crença de que foram sequestrados. Esse quadro clínico é um exemplo de delírio."
Esses sintomas psicóticos são exemplos típicos de um delírio, que pode ocorrer em condições críticas como as descritas, muitas vezes relacionado a fatores orgânicos.
Alternativa E: "As alucinações olfatórias e gustativas ocorrem principalmente em quadros de lesões do lobo frontal. Alucinações táteis, com a sensação de insetos caminhando na pele, podem ocorrer em usuários de cocaína."
Essas descrições estão corretas para os contextos mencionados, refletindo situações clínicas conhecidas.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado, letra certa lettra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo