As técnicas de criptoanálise são responsáveis por

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TCM-PA Prova: FCC - 2010 - TCM-PA - Técnico em Informática |
Q34944 Segurança da Informação
As técnicas de criptoanálise são responsáveis por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezados

Enquanto a criptografia busca, dada uma mensagem em claro, construir um texto cifrado que só possa ser compreendido entre as partes, a critoanálise busca, dado um texto cifrado e sem o conhecimento da chave, descobrir o texto em claro ou a chave utilizada para sua cifração. Se a pessoa possui o texto cifrado e a chave, o processo para descobrir o texto em claro se chama decriptação.


A alternativa correta é : A.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fonte: Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Criptoan%C3%A1liseA criptoanálise é a arte de se tentar descobrir o texto cifrado e/ou a lógica utilizada em sua encriptação (chave). As pessoas que participam desse esforço são denominadas criptoanalistas. Da fusão da criptografia com a criptoanálise, forma-se a criptologia.A criptoanálise representa o esforço de descodificar ou decifrar mensagens sem que se tenha o conhecimento prévio da chave secreta que as gerou. As diversas técnicas de criptoanálise são os caminhos que os analistas podem seguir para conseguir descobrir ou quebrar a codificação das mensagens que estiverem cifradas, e não apenas a simples decifração de uma mensagem.Atualmente, a criptoanálise é utilizada a fim de se consultar as tentativas de quebra de segurança de outros tipos de algoritmos e de protocolos criptográficos, em geral, e a encriptação ilegal. Entretanto, a criptoanálise exclui geralmente os ataques que não alvejam primeiramente fraquezas na criptografia real. Os métodos, tais como o suborno, coerção física, furto de dados, keylogging, embora esses últimos tipos de ataque sejam de interesse importante na segurança do computador, estão se tornando cada vez mais eficazes do que a criptoanálise tradicional.
Criptoanálise: explora as características do algoritmo e talvez mais algum conhecimento das características gerais do texto claro, ou ainda alguns pares de amostra de texto claro e texto cifrado.

Ataque de força bruta: experimenta cada chave possível em um trecho do texto cifrado. Na média, metade de todas as chaves possíveis precisam ser experimentadas para se obter sucesso.

Referência: Stallings, Criptografia e Segurança de Redes 4ed.
Criptoanálise utiliza a natureza do algoritmo e/ou algum conhecimento das características gerais do texto claro, ou ainda alguns pares de amostra de texto claro e texto cifrado. Objetivo: tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave utilizada.

Fonte: Criptografia e Segurança de Redes - Pricípios e Práticas - William Stallins.

A criptoanálise representa o esforço de decodificar ou decifrar mensagens sem que se tenha o conhecimento prévio da chave secreta que as gerou.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptoan%C3%A1lise

No dicionário, a palavra decifrar significa: devolver uma informação cifrada à sua forma original ou a uma forma equivalente.

                A) tentar quebrar o código de mensagem cifrada sem decifrá-lo.

Decifrar é justamente o objetivo da criptoanálise, portanto não concordo que a letra A esteja correta.

A letra A estaria correta se falasse algo como:

               A) tentar quebrar o código de mensagem cifrada sem que se tenha o conhecimento prévio da chave secreta que as gerou.

Veja o que diz "Criptografia e Segurança de Redes - Pricípios e Práticas - William Stallins":

Criptoanálise utiliza a natureza do algoritmo e/ou algum conhecimento das características gerais do texto claro, ou ainda alguns pares de amostra de texto claro e texto cifrado. Objetivo: tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave utilizada.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo