Considerando a norma culta da língua portuguesa e o trecho ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381777 Português
TEXTO:
Mercosul e União Europeia dizem que estão
“engajados” em concluir acordo comercial

      O Mercosul e a União Europeia divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (7) destacando que estão “engajados” para concluir o acordo comercial entre os blocos “rapidamente”. O acordo é negociado há mais de 20 anos. O comunicado foi divulgado durante a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada no Rio de Janeiro.

       “A UE e o Mercosul estão engajados em discussões construtivas com vistas a finalizar as questões pendentes no âmbito do Acordo de Associação”, diz a nota. Na semana passada, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser "completamente contra" o acordo comercial.

        “É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas. Nos últimos anos, esses acordos foram bastante melhorados”, afirmou Macron durante sua participação na COP28, em Dubai. Apesar do posicionamento do líder francês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não desistirá do acordo. Para Lula, a França é um país "protecionista", mas a União Europeia tem uma visão diferente.

     Na nota conjunta, os blocos destacaram que nos últimos meses foram registrados “avanços consideráveis” nas discussões. “As negociações prosseguem com a ambição de concluir o processo e alcançar um acordo que seja mutuamente benéfico para ambas as regiões e que atenda às demandas e aspirações das respectivas sociedades”, diz o comunicado.

      A União Europeia e o Mercosul afirmaram ainda que esperam fechar “rapidamente” o acordo comercial. “Com base nos avanços efetuados até a presente data nas negociações, ambas as partes esperam alcançar rapidamente um acordo que corresponda à natureza estratégica dos laços que as vinculam e à contribuição crucial que podem oferecer para enfrentar os desafios globais em áreas como o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o multilateralismo”, concluíram.


Fonte consultada em 20/12/2023:
https://www.gazetadopovo.com.br/economia/mercosul-euniao-europeia-dizem-que-estao-engajados-em-concluiracordo-comercial/
Considerando a norma culta da língua portuguesa e o trecho “Ocorreram muitos avanços nas tratativas de acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, a expressão “ocorreram” poderia ser substituída por: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O engraçado que,

tanto ocorreram quanto tiveram, são do mesmo modo e tempo verbal

ou seja, indicativo e pretérito perfeito

So que a questão pelo jeito quer mesmo é o sinônimo, então no caso é Sucederam mesmo.

Agora

Houveram está erradíssimo, Haver no sentido de existir não varia nunca, quem marcou a D, revise seu material com urgência.

Senhores, as alternativas que estão no mesmo tempo verbal do verbo destacado são C, D e E. Entretanto, o verbo haver no sentido de ocorrer é impessoal, então descartamos a letra D.

Creio que a dúvida esteja entre " Tiveram" e "Sucederam", mas o verbo ter não deve ser usado na linguagem formal com sentido de existir. Devemos, portanto, marcar a alternativa C.

Considerando a norma "CULTA" da língua portuguesa!

o verbo TER não pode ser empregado no mesmo sentido de acontecer, ocorrer e existir

Questão maliciosa que induz induz o candidato a marcar o verbo HOUVERAM, que no sentido de existir, acontecer e ocorrer é impessoal, ou seja, não tem sujeito e não vai para o plural.

*

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo