Em um paciente de odontopediatria, um dente decíduo apresen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CETRO Órgão: AMAZUL Prova: CETRO - 2015 - AMAZUL - Cirurgião Dentista |
Q625426 Odontologia
Em um paciente de odontopediatria, um dente decíduo apresenta-se clinicamente com uma exposição pulpar devido a uma cárie, e o paciente relata uma história de mínima dor, sem mobilidade dentária e radiograficamente sem sinais de doença pulpar. Assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento de escolha.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o tratamento adequado para um dente decíduo com exposição pulpar em odontopediatria. Para resolver essa questão, é necessário entender os diferentes tipos de tratamento pulpar disponíveis e suas indicações, especialmente em dentes decíduos.

A alternativa correta é a C - Pulpotomia. A pulpotomia é recomendada quando há exposição pulpar em um dente decíduo, mas a polpa radicular permanece saudável ou apenas levemente inflamada. No caso apresentado, como não há sinais de doença pulpar na radiografia e o paciente relata mínima dor, a pulpotomia é o tratamento mais conservador e apropriado. Ela envolve a remoção da polpa da câmara pulpar enquanto a polpa radicular saudável é preservada, visando manter o dente funcional até sua esfoliação natural.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Exodontia do elemento dental: A extração do dente não é indicada, pois o dente ainda pode ser mantido na cavidade bucal de forma funcional e saudável com o tratamento adequado.

B - Pulpectomia: A pulpectomia é uma opção quando há envolvimento pulpar mais extenso, como infecção ou necrose da polpa radicular. Neste caso, não há sinais de doença pulpar avançada, tornando a pulpectomia um procedimento mais invasivo e desnecessário para o cenário apresentado.

D - Capeamento pulpar indireto: Este procedimento é indicado quando a pulpa não está exposta, mas há uma cavidade profunda próxima à polpa. Como já há exposição pulpar no dente do paciente, o capeamento indireto não é apropriado.

E - Capeamento pulpar direto: Este procedimento é mais indicado para dentes permanentes com exposição pulpar em situações de trauma ou cárie inicial, onde a polpa é saudável. Em dentes decíduos, o risco de complicações é maior, por isso, a pulpotomia é preferível.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O tratamento correto seria a pulpotomia pois havia presença de carie ainda. Se por acaso o enunciado da questão falasse que durante a remoção de cárie, houve pequena exposição pulpar em uma cavidade com as paredes limpas ai sim o tratamento de escolha seria capeamento pulpar direto. O capeamento pulpar indireto não há exposição pulpar e a pulpectomia nesse caso não é indicada pois não há dor e nem necrose pulpar.

A descrição do enunciado leva a crer que existe um pólipo pulpar ou pulpite ulcerativa, mas também pode ser interpretado como uma exposição pulpar com polpa viva, neste último caso o quadro seria de dor intensa. Confusa essa questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo