Uma frase cuja redação está adequada a um e-mail institucion...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q942363 Redação Oficial
Uma frase cuja redação está adequada a um e-mail institucional, ou seja, a um contexto de comunicação escrita formal, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da adequação da linguagem nas correspondências oficiais.

a) A frase apresentada infringe os atributos da impessoalidade e da formalidade e padronização, uma vez que o texto institucional não deve apresentar impressões individuais de quem comunica (Caríssimo) e precisa manter a formalidade de tratamento, problema esse que identificamos no decorrer de todo o texto. Assim, esta frase não está adequada.
b) As construções realizadas nesta frase são corretas, conforme análise: não ocorre crase antes de palavra no plural (Devido a restrições); a colocação pronominal em "informo-lhe" também está correta, pois não há nenhum elemento que atraia o pronome para antes do verbo; a crase em "submetidas à análise" está correta, pois o verbo submeter com sentido de sujeitar a exame deve ser precedido de crase; e, por fim, o emprego do pronome "neste", usado para se referir a tempo presente, também é correto. Portanto, esta frase está adequada.
c) De acordo com a regra de colocação pronominal, não ocorre ênclise no início da frase e, portanto, a construção "Lhe comunico" é incorreta. Além disso, o texto infringe o princípio da formalidade e padronização no trecho "não estou dispondo de tempo para debruçar-me sobre as tuas sugestões de eficiência". É importante reconhecer que há necessariamente uma distância entre a língua falada e a escrita e que a redação oficial preza pela formalidade em seus textos. Nesse sentido, inferimos que esta frase não está adequada.
d) A frase apresentada infringe os atributos da impessoalidade e da formalidade e padronização, pois apresenta impressões individuais de quem comunica (sugestões de eficiência válidas) e não mantém a formalidade e padronização de tratamento (Gostaria que você soubesse). Além disso, a colocação pronominal em "avaliar-lhes" está incorreta. Tendo em vista que tal pronome oblíquo só pode ser empregado como objeto indireto e que o verbo avaliar é transitivo direto, a construção está em desacordo com a regra gramatical e, portanto, esta frase não está adequada.
e) Esta frase infringe os atributos da impessoalidade e da formalidade e padronização, pois apresenta impressões individuais de quem comunica (sugestões de eficiência) e não mantém a formalidade e padronização de tratamento (eu tinha muito interesse em ler tuas sugestões). O texto oficial precisa fazer uso de papéis uniformes e a correta diagramação, características que são indispensáveis para a padronização e que não identificamos neste texto. Assim, verificamos que esta frase não está adequada.

Gabarito do professor: Letra B.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Devido a restrições de tempo, informo-lhe que suas sugestões de eficiência não serão submetidas à análise neste momento.


Linguagem padrão, caixa de texto baixa (respeitando a tonalidade e serenidade sem exaltar), e está informando o motivo pelo qual não poderá ser analiso naquele momento, mas que em tempo oportuno será submetido a leitura com certeza.

Devido a restrições de tempo, informo-lhe que suas sugestões de eficiência não serão submetidas à análise neste momento.


Linguagem padrão, caixa de texto baixa (respeitando a tonalidade e serenidade sem exaltar), e está informando o motivo pelo qual não poderá ser analiso naquele momento, mas que em tempo oportuno será submetido a leitura com certeza.

Gab.: B

Deve-se sempre ser Impessoal no assunto.

Ao meu entender, o correto seria "Devido à..."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo