Diversas organizações não governamentais dedicam-se ao traba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369523 Atualidades
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operações de ajuda humanitária em dezessete países em 2014. Metade do dinheiro, cerca de 6,5 bilhões de dólares, será destinada a socorrer 16 milhões de sírios afetados pela guerra civil que já dura quase três anos.

O Globo, 17/12/2013, p. 27 (com adaptações).


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.


Diversas organizações não governamentais dedicam-se ao trabalho humanitário em âmbito mundial, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O termo humanitário relaciona-se, tecnicamente, com conflitos armados e guerras em geral. Portanto, as organizações não governamentais que atuam na área geralmente lidam com os problemas e consequências originários desses conflitos. A Cruz Vermelha, fundada no século XIX, é a principal ONG que se dedica ao trabalho humanitário em âmbito mundial. A instituição teve importância fundamental inclusive para a formulação de normas internacionais acerca do tema. Além da Cruz Vermelha, há outras ONGs que também trabalham com questões humanitárias. Dessa forma, a questão está certa. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA

JUSTIFICATIVA – Além da Cruz Vermelha Internacional, poder-se-ia falar, por exemplo, nos Médicos Sem Fronteira.

http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf


A Cruz Vermelha, fundada no século XIX, é a principal ONG que se dedica ao trabalho humanitário em âmbito mundial. A instituição teve importância fundamental inclusive para a formulação de normas internacionais acerca do tema. Além da Cruz Vermelha, há outras ONGs que também trabalham com questões humanitárias. Dessa forma, a questão está certa. 

Autor: Melina Campos

A própria Cruz Vermelha não se considera uma ONG, ainda que seja uma entidade de caráter privado sem fins lucrativos. Autores como Portela, contudo, entendem que trata-se sim de uma ONG, mas preferem respeitar a autoclassificação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha como uma "entidade sui generis".

Fonte: Direito Internacional Público e Privado, PORTELA, Paulo H. G.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo