Um trecho do texto está reescrito corretamente, em conformid...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - houve
C - mantinham
D - estava-se
E- acessíveis
GABARITO B
Completando a letra D
Tratava-se de
Índice de indeterminação do sujeito, verbo no singular.
Olá meu povo!!!
Erros em VERMELHO das alternativas.
A) Como todos antes dele, foi um ano cheio de domingos. / Assim como ocorreram em todos os anos antes dele, houveram naquele ano muitos domingos. Verbo "HAVER" no sentido de existir é impessoal, portanto o correto seria (HOUVE)
B) O barco a vapor, o telégrafo e a fotografia eram as grandes novidades... / Eram considerados como as grandes novidades da época o barco a vapor, o telégrafo e a fotografia...
C) roçavam cotovelos Alexandre Dumas, Victor Hugo, Baudelaire. / ... mantinha contato, ao roçar os cotovelos, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Baudelaire. O verbo deve concordar em número, gênero e grau com o seu sujeito, que no caso é sujeito composto, posposto ao verbo O correto seria
D) bastava um pulinho à rua do Ouvidor para se estar diante de Machado de Assis e José de Alencar. / ... com um pulinho à rua do Ouvidor, logo estavam-se perante de Machado de Assis e José de Alencar. Ocorre erro gramatical a expressão "PERANTE DE", pois o correto seria PERANTE Machado de Assis. Além disso, a colocação pronominal está errada porque o advérbio "LOGO" é um dos casos que atrai a colocação pronominal. O correto seria: logo se estava perante Machado de Assis.
E) Eram tempos em que ... os mortais podiam cruzar com os escritores nas ruas... / Tratavam-se de tempos em que os escritores eram acessível aos mortais nas ruas... Além do sentido da proposta de reescrita mudar, a palavra "ACESSÍVEL" deveria estar no plural para concordar com "ESCRITORES" que é o seu sujeito.
Porque deus é o reino, o poder e a glória, agora e para sempre, amém...
Dica importante relacionada ao item E
O verbo tratar, neste caso, é VTI e ACOMPANHADO DO IIS (índice de indeterminação do sujeito)
Moral da história: Sujeito indeterminado, o verbo não tem com quem concordar, muito menos com o seu complemento (OI). Tratava-se e não tratavam-se.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo