A frase redigida com clareza e correção é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Interpretação de Textos - Coesão e coerência
Coesão e coerência caminham juntas, ou seja, a ideia é que um texto coeso gere coerência, embora isso não necessariamente ocorra.
Coesão é “sinônimo” de ligação: ligação entre as partes. A que mais aparece em concursos diz respeito à referencial: consiste no emprego de pronomes (e equivalentes) para evitar a maciça repetição de termos num texto. Veja só:
Comprei um celular, mas ele veio com defeito.
(coesão pronominal: o pronome “ele” retoma “um celular”)
Comprei um celular, mas o aparelho veio com defeito.
(coesão nominal: o nome “ele” retoma “um celular”)
Comprei um celular, mas veio com defeito.
(coesão por elipse: na segunda oração, subentende-se o termo “celular”)
A coerência envolve o campo das ideias: o uso de conectivos, por exemplo, está diretamente relacionado à coerência. Veja só:
Apesar de eu ter estudado muito, passei no concurso. (Frase incoerente).
Apesar de eu não ter estudado muito, passei no concurso. (Frase coerente).
Fonte: Profª Arenildo Santos
ALGUNS ERROS APONTADOS:
A) Um amante de literatura, certamente, ficaria extasiado caso concedessem-no a oportunidade de viajar a 1866, ano em que tivera a chance de conviver com autores consagrados, da estirpe de Baudelaire.
B) O autor, ao cair um calendário antigo em suas mãos, relata uma viagem àquele ano, no qual pode imaginar vários escritores de renome ainda vivos e desfrutando da fase mais madura de sua carreira.
C) Na medida que o ano se transcorreu, (uso inadequado da vírgula) pessoas guerrearam e fizeram as pazes, bem como muitos escritores caminharam lado a lado nas ruas de suas cidades, porque aquele ano era majoritariamente literário.
D) Ao discorrer pelas ruas do Rio de Janeiro, em 1866, talvez era possível esbarrar-se com escritores da estatura de um Machado de Assis, por cuja obra todos, não sem razão, nutrem grande admiração. (Admiração POR)
E) Após encontrar, fortuitamente, um calendário de 1866, o autor empreendeu uma viagem àquele ano e concluiu que foi um período de intensa produção literária, com grandes artistas no ápice de suas carreiras. GABARITO
Jamila, não creio que, na letra c, o uso da vírgula seja inadequado. Não seria Oração Subordinada Adverbial de Tempo deslocada?
Bom, assim entendi.
Letra C. Na medida em que...
Não existe ''NA MEDIDA QUE''
NA MEDIDA EM QUE = uma vez que, visto que, tendo em vista. (conjunção causal)
À MEDIDA QUE = Sentido de a proporção que. (conjunção proporcional)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo