A Psicopatologia refere-se ao estudo tanto dos estados ment...
A Psicopatologia refere-se ao estudo tanto dos estados mentais, quanto à manifestação de comportamentos que podem indicar um estado “anormal”. Levando-se em consideração os transtornos apresentados no DSM – 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), relacione os Tipos de transtornos aos Critérios diagnósticos correspondentes, e assinale a alternativa que apresenta corretamente essa relação.
Tipos de transtornos:
(I) Transtorno da Personalidade Paranoide.
(II) Transtorno da Personalidade Dependente.
(III)Transtorno da Personalidade Esquizóide.
(IV)Transtorno da Personalidade Histriônica.
Critérios diagnósticos:
(A) Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.
(B) Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros.
(C) Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família. Quase sempre opta por atividades solitárias.
(D) Suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros.
Assinale a alternativa correta
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa B.
A questão aborda o tema da Psicopatologia e exige conhecimento sobre os transtornos de personalidade conforme descritos no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Para resolvê-la, é necessário relacionar corretamente os transtornos aos seus critérios diagnósticos correspondentes.
Justificativa da Alternativa Correta:
I. Transtorno da Personalidade Paranoide: O critério diagnóstico correto é o (D) - "Suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros."
II. Transtorno da Personalidade Dependente: O critério diagnóstico correto é o (B) - "Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros."
III. Transtorno da Personalidade Esquizóide: O critério diagnóstico correto é o (C) - "Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família. Quase sempre opta por atividades solitárias."
IV. Transtorno da Personalidade Histriônica: O critério diagnóstico correto é o (A) - "Desconforto em situações em que não é o centro das atenções."
Explicação das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Incorreta porque associa erroneamente os critérios diagnósticos aos transtornos. Por exemplo, I-A relaciona o transtorno paranoide à necessidade de ser o centro das atenções, o que não é correto.
Alternativa C: Incorreta porque também faz associações inadequadas, como I-C, que relaciona o transtorno paranoide à falta de desejo por relações íntimas, característica do transtorno esquizóide.
Alternativa D: Incorreta porque, por exemplo, I-B associa o transtorno paranoide à dificuldade em tomar decisões cotidianas, um critério pertencente ao transtorno dependente.
Alternativa E: Incorreta porque I-A relaciona o transtorno paranoide ao desconforto por não ser o centro das atenções, critério do transtorno histriônico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão errada, alternatica correta é a letra "E".
O gabarito é sim a letra B. Não há nada de errado...sabendo apenas que a personalidade histriônica deseja chamar atenção para si (é o sujeito sedutor) e que o dependente precisa da aprovação dos outros ja matava a questão.
Não confundam os colegas caso não tenham certeza... uma busca rápida no google e vc já se certifica...
Pesquisando em Paulo Dalgalarrondo , a alternativa correta é a letra B
Gab) B - I-D; II-B; III-C; IV-A
Basta observar os critérios diagnósticos no DSM-V, os transtornos da Personalidade do Grupo A (Paranoide e Esquizoide), Grupo B (Histriônica) e Grupo C (Dependente).
Critérios diagnósticos:
(A) Desconforto em situações em que não é o centro das atenções. (TP Histriônica - p. 667)
(B) Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros. (TP Dependente - p. 675)
(C) Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família. Quase sempre opta por atividades solitárias. (TP Esquizoide - p. 653)
(D) Suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros. (TP Paranoide - p. 649)
Banca camarada. Dava pra acertar fazendo só a primeira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo