A estrutura do DNA, deduzida por James Watson e Fr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D, e agora vamos explorar o porquê dessa resposta ser a correta. O DNA é composto por dois tipos de pares de bases: adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G). Estes pares são unidos por ligações de hidrogênio, que são mais fracas do que covalentes e, portanto, permitem que as duas fitas do DNA se separem durante processos como a replicação e a transcrição.
O par A-T forma duas ligações de hidrogênio, enquanto o par C-G forma três ligações de hidrogênio. Como resultado, a quantidade de pares C-G influencia a estabilidade da molécula de DNA, uma vez que ligações extras fornecem mais força à ligação entre as duas fitas. Isso significa que quanto mais pares C-G um segmento de DNA contém, mais energia será necessária para separar as fitas, e por conseguinte, maior será a temperatura de dissociação (Tm) desse segmento.
Portanto, esta questão está avaliando a compreensão de como a estrutura do DNA e a composição de suas bases nitrogenadas afetam a estabilidade da molécula de DNA. Para responder a questão corretamente, é importante lembrar que as ligações de hidrogênio são as forças que mantêm as duas fitas do DNA juntas e que a quantidade dessas ligações varia entre os pares de bases. Assim, a alternativa correta, D, indica que maior quantidade de pares A-T resulta em uma Tm menor, devido a haver menos ligações de hidrogênio sustentando a estrutura, facilitando sua dissociação em temperaturas mais baixas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo