Alguns cientistas defendem a ideia de que estamos vivendo em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2691173 Geografia

Alguns cientistas defendem a ideia de que estamos vivendo em uma nova era geológica, denominada de Antropoceno que, na imagem, é ilustrada como a última e mais recente camada.


Imagem associada para resolução da questão

Extraído de: https://www.flickr.com/photos/thechoclo/24224195718/


A despeito das críticas e da relativa falta de consenso acadêmico a respeito da data de início dessa nova era geológica, ensinar Geografia através das discussões sobre o Antropoceno:


( ) é inapropriado, à medida que não existem meios do Homem controlar as forças e interferir sobre fenômenos que são de ordem natural, como terremotos, vulcões, ciclones, furacões e chuvas.

( ) é uma oportunidade de sensibilizar olhares e mentes a respeito da responsabilidade socioambiental que carregamos, ao nos vermos como agentes de transformação da Terra, entendida enquanto um espaço da nossa morada.

( ) pode se dar a partir da escala do lugar vivido, através de um olhar para o entorno do espaço escolar que problematize, por exemplo, a qualidade do ar respirado, da água consumida, dos alimentos que chegam à mesa com a contaminação dos solos.

( ) pode utilizar-se da categoria analítica de paisagem e de suas transformações no tempo-espaço, de modo a permitir a percepção de que os impactos ambientais afetam direta e indiretamente a qualidade de vida dos seres humanos.

( ) por não ter um sentido muito prático, permite a visualização dos impactos ambientais apenas nas macroescalas espaço-temporais, distanciando as discussões sobre mudanças de atitude, dada a irreversibilidade dos efeitos globais já desastrosos.


Identifique os itens certos e os itens errados. A alternativa que apresenta a sequência adequada, de cima para baixo, é:



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo