Acerca de ciência e tecnologia, julgue o item subsequente. A...
Acerca de ciência e tecnologia, julgue o item subsequente.
As empresas de fomento à inovação poderão receber
tratamento prioritário em relação a empresas de outros
segmentos, inclusive pelo compartilhamento dos recursos
humanos de órgãos públicos e de entidades privadas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
Vamos entender melhor o motivo dessa alternativa estar correta.
As empresas de fomento à inovação são aquelas que promovem e incentivam a criação de novos produtos, serviços ou processos, muitas vezes através de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Esses esforços são essenciais para o progresso tecnológico e econômico de um país.
Tratamento prioritário significa que essas empresas podem receber benefícios e incentivos específicos que as ajudam a crescer e desenvolver seus projetos de inovação. Isso pode incluir, por exemplo, acesso mais rápido a financiamentos, subsídios, redução de impostos e outras facilidades.
Um ponto importante mencionado na questão é o compartilhamento de recursos humanos. Isso significa que profissionais altamente qualificados de órgãos públicos e de entidades privadas podem ser disponibilizados para trabalhar em projetos dessas empresas. Esse compartilhamento visa maximizar o uso de talentos e conhecimentos em prol da inovação.
Portanto, a afirmação de que as empresas de fomento à inovação podem receber tratamento prioritário, inclusive pelo compartilhamento dos recursos humanos de órgãos públicos e de entidades privadas, está correta. Esse tipo de política é comum em muitos países que buscam estimular o desenvolvimento tecnológico e econômico.
Espero que essa explicação tenha ajudado você a entender melhor o porquê da alternativa ser correta. Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
CF: Art. 219-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com órgãos e entidades públicos e com entidades privadas, inclusive para o compartilhamento de recursos humanos especializados e capacidade instalada, para a execução de projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, mediante contrapartida financeira ou não financeira assumida pelo ente beneficiário, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Comentários:
Não é o que prevê o texto constitucional. O tratamento prioritário do Estado será concedido à pesquisa científica básica e tecnológica (art. 216, § 1º, CF/88), e não às empresas de fomento à inovação em detrimento de outras empresas.
Segundo o art. 219-A, “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com órgãos e entidades públicos e com entidades privadas, inclusive para o compartilhamento de recursos humanos especializados e capacidade instalada, para a execução de projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, mediante contrapartida financeira ou não financeira assumida pelo ente beneficiário, na forma da lei”.
Questão errada.
RICARDO VALE PROFESSOR DO ESTRATEGIA CONCURSOS.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-abin-direito-constitucional-legislacao-de-inteligencia-e-dip/
§ 4º A lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
Art. 219-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com órgãos e entidades públicos e com entidades privadas, inclusive para o compartilhamento de recursos humanos especializados e capacidade instalada, para a execução de projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, mediante contrapartida financeira ou não financeira assumida pelo ente beneficiário, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo