Acerca de qualidade da água, gestão de recursos hídricos e i...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda conceitos fundamentais sobre qualidade da água, gestão de recursos hídricos e infraestrutura hídrica. Estes são tópicos essenciais na área de engenharia ambiental e sanitária, especialmente em concursos públicos. Compreender a inter-relação entre quantidade e qualidade da água, gestão descentralizada e o papel das bacias hidrográficas são conhecimentos essenciais para a formulação de políticas efetivas de gestão dos recursos hídricos.
Resumo Teórico:
A gestão de recursos hídricos é guiada por princípios que garantem o uso sustentável e equitativo da água. Dois conceitos-chave são:
- Unidade de Gestão: A bacia hidrográfica, que é essencial para a gestão integrada dos recursos hídricos.
- Qualidade e Quantidade: Esses atributos são indissociáveis, pois a quantidade de água afeta diretamente sua qualidade e vice-versa.
A gestão eficiente também se refere ao sistema de informações, à prevenção de problemas como a eutrofização, e à infraestrutura adequada das obras hídricas.
Justificativa da Alternativa Correta (D):
A alternativa D está correta porque destaca dois princípios fundamentais da política de gestão de recursos hídricos:
- Indissociabilidade entre qualidade e quantidade: A gestão eficaz deve considerar ambos os aspectos, pois estão interligados.
- Bacia hidrográfica como unidade de gestão: Isso promove uma visão integrada para o manejo dos recursos hídricos.
Esses princípios estão alinhados com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997).
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: A descentralização não é um objetivo do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos. O objetivo é centralizar e integrar dados para melhor gestão e tomada de decisão.
Alternativa B: Embora o excesso de fosfatos e nitratos cause eutrofização, o processo leva à anaerobiose, não aerobiose, resultando em um ambiente com baixo oxigênio, o que gera mau cheiro.
Alternativa C: A gestão de recursos hídricos não depende apenas de planos econômico e jurídico, mas também do engajamento social, ecológico e técnico.
Alternativa E: Barragens de assoreamento não são obras subterrâneas de captação, mas estruturas superficiais que visam reduzir o transporte de sedimentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 3º Constituem diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos:
I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade e qualidade;
Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:
V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
Quanto à alternativa A, segundo o art. 26 da Política Nacional de Recursos Hídricos (lei 9433/1997), a "Descentralização da obtenção e produção de dados e informações" é um princípio básico para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos. O erro da alternativa consiste em dizer que é um objetivo.
alguém sabe explicar o erro da alternativa B?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo