Com relação a um caso especial do Modelo IS-LM, a ocorrênci...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - A execução de uma política monetária expansionista deixa de estimular a economia, pois perde a capacidade de influenciar a taxa de juros.
Explicação sobre o tema:
O tema central da questão é a armadilha de liquidez, um conceito importante dentro da macroeconomia que está relacionado ao modelo IS-LM. Este modelo é uma ferramenta analítica usada para entender a interação entre o mercado de bens e serviços e o mercado monetário.
A armadilha de liquidez ocorre quando a taxa de juros está tão baixa que a política monetária se torna ineficaz. Os agentes econômicos preferem manter dinheiro em caixa ao invés de investir em títulos ou outros ativos, pois a expectativa é que a taxa de juros não pode cair mais, tornando a política monetária expansionista inútil para estimular a economia.
Justificativa para a alternativa correta:
A alternativa B está correta porque descreve precisamente a situação de uma armadilha de liquidez. Quando uma economia está nesse estado, a política monetária perde sua eficácia. Mesmo que o banco central injete mais liquidez no sistema (por exemplo, comprando títulos), isso não reduz as taxas de juros ainda mais, pois elas já estão próximas de zero. Consequentemente, a política monetária não consegue estimular a demanda agregada e a atividade econômica.
Análise das alternativas incorretas:
A - Embora a política fiscal possa enfrentar limitações em uma armadilha de liquidez, ela ainda pode ser eficaz ao influenciar diretamente a demanda agregada por meio de gastos governamentais ou redução de impostos. Portanto, a afirmação de que ela "deixa de estimular a economia" não é correta.
C - A política fiscal não tem como objetivo principal reduzir a taxa de juros, mas sim estimular a economia através do aumento da demanda agregada. A política fiscal expansionista em uma armadilha de liquidez busca elevar a atividade econômica, não especificamente reduzir as taxas de juros.
D - Uma política fiscal contracionista, que envolve a redução de gastos ou aumento de impostos, é destinada a reduzir a demanda agregada, não a estimular a economia ou reduzir taxas de juros. A afirmação está equivocada em seu objetivo e efeito.
E - A política fiscal contracionista normalmente reduz o nível de renda e demanda agregada. Portanto, afirmar que ela "deixa de desestimular a economia" é uma compreensão incorreta de seu efeito típico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra B
- Armadilha da liquidez (trecho keynesiano).
É o trecho horizontal da curva LM
Política monetária nessa parte é ineficaz
Política fiscal é eficaz
bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo