A respeito da morfologia fluvial, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda a morfologia fluvial, um aspecto crucial na área de engenharia ambiental e sanitária. Este tema é relevante porque envolve o estudo das formas e processos fluviais, essenciais para a gestão de recursos hídricos e a compreensão dos padrões de drenagem das bacias hidrográficas.
Resumo Teórico: A morfologia fluvial estuda a forma e o comportamento dos rios e suas bacias hidrográficas. Aspectos como a densidade de drenagem, razão entre segmentos fluviais, simetria de talvegue, índice de circularidade e hipsometria são usados para caracterizar e entender a dinâmica dos cursos d'água.
Alternativa Correta: D - O índice de circularidade de uma bacia hidrográfica é a razão entre a área dessa bacia e a área de um círculo que possui o mesmo perímetro que o da bacia. Este conceito é utilizado para indicar o quanto a forma de uma bacia se aproxima de um círculo perfeito, o que pode influenciar na rapidez de escoamento das águas. Conforme descrito por Horton, um valor próximo de um indica uma bacia quase circular, enquanto valores menores indicam formas mais alongadas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A densidade de drenagem não é calculada apenas considerando a área e o número de canais. Ela é a relação entre o comprimento total dos cursos d'água e a área da bacia. Portanto, esta definição está incorreta.
B - A razão entre o número total de segmentos de determinada ordem e o número total de segmentos de ordem imediatamente superior se refere ao relevo e hierarquia fluvial, conforme a lei de Horton, e não aos arranjos espaciais dos cursos fluviais. Assim, a descrição está equivocada.
C - A simetria ou assimetria de um talvegue não é obtida a partir de perfis paralelos, mas sim da análise do perfil longitudinal do rio e da disposição da bacia em relação ao talvegue principal. Essa alternativa, portanto, está errada.
E - A hipsometria representa as variações altimétricas de uma bacia, mas ela influencia, sim, no transporte e deposição de sedimentos, uma vez que a declividade afeta a velocidade do escoamento e, consequentemente, o transporte de materiais. Assim, a afirmação está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Densidade de Drenagem é a razão entre o comprimento total dos cursos d'água sobre a área de drenagem.
Atenção:
Densidade de Drenagem (Dd) : Dd = Lt/A Onde: Lt é o comprimento total dos canais e A é a área da bacia
Densidade de rios (Dr): Dr = N/A Onde: N é o número de canais e A é a área da bacia
B) A razão entre o número total de segmentos de determinada ordem e o número total de segmentos de ordem imediatamente superior corresponde à RELAÇÃO DE BIFURCAÇÃO ( e não aos arranjos espaciais dos cursos fluviais como a banca afirmou).
Arranjos espaciais: pertence ao tema Padrões de Drenagem que trata sobre o arranjo espacial dos cursos fluviais influenciados em sua atividade morfogenética por características litológicas e pela evolução geomorfológica. São 4 arranjos: dentrítico; paralelo; radial; treliça.
C) A simetria ou assimetria de um talvegue pode ser obtida a partir de perfis TRANSVERSAIS na bacia estudada.
D) GABARITO
E) A hipsometria demonstra as variações altimétricas de uma bacia hidrográfica PODENDO influenciar no transporte e deposição de sedimentos.
Fontes:
https://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/17246/3/estudo_linearidade.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1038015/mod_resource/content/1/AULA%203_FLUVIAL.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo