No que se refere ao projeto de barragens de usinas hidrelétr...
I A vazão de percolação depende do coeficiente de permeabilidade, da área de seção do solo com percolação transversal, da carga hidráulica e da extensão do trecho de percolação transversal.
II O peso da coluna de água pode ser desconsiderado quando a barragem tem face a montante vertical.
III Nas barragens de concreto, a redução da subpressão é importante para a sua estabilidade e esse esforço, que depende da permeabilidade da rocha de fundação, pode ser calculado pela lei de Darcy.
Assinale a opção correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Todos os itens estão corretos.
I Lei de Darcy Q=K*h*A/L
II As barragens estão submetidas também a grandes esforços: *Forças verticais V (dirigidas para baixo) *Forças verticais U (dirigidas para cima) *Esforços horizontais *Esforços em todas as outras direções *Forças de expansão *Forças dinâmicas *Momentos verticais *Momentos horizontais.
Dentre os esforços Verticais há o peso da coluna de água a montante que corresponde ao volume de água acima da seção considerada multiplicada pelo peso específico da água. Este esforço dependerá também da geometria da barragem analisada. A área do volume de água será expressa em forma de um prisma de largura unitária e formato triangular. Quando a barragem tem face montante vertical, este esforço é desconsiderado.
III A subpressão é o esforço exercido na base do barramento, de baixo para cima, pela água. Suas principais condicionantes serão as características geológicas do terreno. Segundo Gusmão Filho (2006), nas barragens de concreto a redução da subpressão é importante para a sua estabilidade. Este esforço, que depende da permeabilidade da rocha de fundação, pode agir na base ou qualquer 25 descontinuidade da rocha de fundação. A permeabilidade pode ser calculada pela lei de Darcy.
Samuel Augusto Schneider. DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE BARRAGEM DE GRAVIDADE EM CONCRETO. Santa Cruz do Sul, novembro de 2011. https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1128/1/Samuel%20Augusto%20Schneider.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo